Beleza > Cabelos > Slider Home

Descubra como fazer uma poderosa hidratação com babosa

Por Redação Fortíssima 22/08/2016

As propriedades de cura e prevenção do aloe vera já são utilizadas há milênios com finalidades estéticas e direcionadas à saúde. Não é à toa que muitos produtos industrializados contam com o ingrediente em sua composição. Mas você sabia que é possível utilizar a planta in natura e fazer uma hidratação com babosa intensa para a pele e os cabelos?

Fácil de fazer, esse tipo de tratamento ajuda a recuperar a vitalidade e a força das madeixas. Para se ter uma ideia, os próprios egípcios já conheciam alguns de seus efeitos medicinais. Popularmente conhecida como planta da saúde e da beleza, a babosa é capaz de operar verdadeiros milagres no corpo humano, especialmente devido às propriedades nutritivas.

Hidratação com babosa

Aloe vera tem propriedades hidratantes e cicatrizantes. Foto: iStock, Getty Images

Conheça as principais vantagens da babosa

Há vários benefícios já cientificamente comprovados do aloe vera. Dentre os principais estão efeitos curativos, umectantes, lubrificantes e nutritivos. Suas propriedades são capazes de inibir a dor e ainda possuem ação anti-inflamatória, cicatrizante, antibiótica, regeneradora, energética, antisséptica e analgésica.

Ou seja, os benefícios da planta vão muito além da estética. Ela pode ser utilizada como aliada no tratamento de casos de psoríase, queimaduras, alergias, acne, coceiras, ferimentos difíceis de cicatrizar, aftas, gengivite e até hemorroidas. Isso sem falar que se trata de um ótimo hidratante natural, que não oferece efeitos colaterais.

Quando o assunto é estética, a hidratação com babosa configura uma excelente alternativa para quem deseja manter a beleza dos cabelos e da pele. Por ser fonte de vitaminas A, C, D, B1, B12 e minerais, o suco de aloe vera ajuda a revitalizar a derme e mantê-la com aspecto jovem e sadio.

Tais nutrientes também apresentam benefícios para os cabelos. O extrato da planta é um pouco semelhante à queratina e ajuda a repor nutrientes perdidos, a evitar o ressecamento e, de quebra, auxilia no condicionamento do couro cabeludo. Há indícios ainda de que o ingrediente auxilia no crescimento dos fios em áreas calvas.

Uma boa dica é lançar mão da babosa antes de hidratar os cabelos com outros cosméticos. Isso porque ela contém enzimas proteolíticas, que ajudam na remoção de pele morta do couro cabeludo e facilitam a entrada dos nutrientes. Essa seria uma forma de potencializar a hidratação.

Hidratação com babosa: aprenda como fazer

A boa notícia é que fazer uma hidratação com babosa é tarefa simples. Para usufruir de um tratamento potente, a sugestão é aliar o poder da mistura desta planta com o mel. Inicialmente, basta selecionar folhas fresquinhas – você pode até cultivar em casa – e então raspá-las com uma colher, para retirar apenas a parte viscosa de dentro delas.

Depois, é só misturar com mel e aplicar nos cabelos. Deixe agir por cerca de uma hora e lave os fios normalmente. De preferência, deixe-os secar naturalmente após o processo, para que o calor do secador ou outros modeladores não interfira no resultado da hidratação.

Viu só como é simples? Isso sem falar que o custo desse tipo de tratamento é relativamente baixo. Vale experimentar, não é mesmo?