Cabelos

Cabelo joãozinho: como apostar no corte que virou tendência

Por Redação Doutíssima 26/11/2015

O verão está chegando e, diante do calor, nada melhor do que aderir a um corte de cabelo leve e prático. Nesse cenário, os curtos são a melhor opção. Uma alternativa estilosa é optar pelo clássico cabelo joãozinho, que de antiquado não tem nada. Ele pode ser adaptado a diferentes tipos de rosto e está totalmente em alta no cenário fashion.

“Eu sempre gostei do cabelo curto. Ele pode valorizar qualquer fisionomia. Mas, para isso, é importante consultar um cabeleireiro, que poderá explicar melhor qual a forma de adequar o corte à moldura do seu rosto”, explica o cabeleireiro e maquiador Denny Azevedo. Além do joãozinho, há outras opções de curtos para atender aos variados estilos. 

cabelo joaozinho instagram reproducao doutissima

Atriz Sophie Charlotte é uma das celebridades que aposta no cabelo em estilo joãozinho. Foto: Instagram, Reprodução

Cabelo joãozinho e outras opções de curtos

O look da vez é o cabelo joãozinho com aspecto natural e bagunçado. Em outras palavras, um curto bem repicado, com movimento e nada estático. Segundo Azevedo, trata-se de uma releitura do visual emblemático da atriz americana Mia Farrow. Vale lembrar que personalidades contemporâneas como Sophie Charlotte e Emma Watson já aderiram ao corte.

O cabeleireiro aponta que os curtos em alta agora são aqueles que remetem aos looks dos anos 80 e 90. “Os cortes clássicos e atemporais, como o chanel na orelha e os curtos cacheados são algumas opções. Até mesmo o joãozinho com franja curta, no estilo Elis Regina em Falso Brilhante é uma possibilidade”, afirma, se referindo ao álbum da cantora.

Para Azevedo, o formato do rosto não deve ser um fator decisivo sobre o corte. “Muitas mulheres acham que têm uma determinada estrutura facial, mas estão erradas. Todas as formas de cortes podem ser adaptadas, tanto para rostos compridos, quanto para os ovalados”, salienta.

Prova disso, conforme relembra o profissional, são algumas celebridades que investem no corte joãozinho. “A apresentadora americana Kelly Ousbourne é um ótimo exemplo. Ela tem o rosto redondo, mas usa as madeixas bem curtas. Também acho o corte da Miley Cyrus superestiloso”, acrescenta.

Para completar a lista de referências de celebridades com fios curtos arrasadores, Azevedo cita a cantora Rihanna, que também soube adotar com elegância e personalidade o penteado. “Ela mostrou que mesmo feições bem acentuadas e com queixo avantajado podem se adaptar ao corte”, avalia.

Dicas para estilizar o corte joãozinho

Uma das principais preocupações das brasileiras em relação aos cabelos curtos é a dificuldade de variar no penteado. Mas, se você tem esse receio, saiba que há inúmeras formas de estilizar os fios no dia a dia. Além disso, as opções de produtos de styling são cada vez mais amplas.

 

“A própria pomada é um clássico, que permite modelar o cabelo da forma como você preferir. O gel, por sua vez, ganhou versões cada vez mais tecnológicas, que não agridem a estrutura do fio. Por isso, vale usar sem medo”, diz Azevedo.

As madeixas cacheadas em camadas, no estilo bagunçado, também estão em alta. Uma boa inspiração para esse look, segundo o cabeleireiro, é a atriz Winona Ryder, cujos fios são repletos de movimento. “Apesar do fio desgranhado estar em alta, não deixo de achar que o penteado estruturado, com risca lateral, ainda é um luxo”, conta o profissional.

Por isso, a dica é se aventurar por diferentes looks com o cabelo curto. Sem receio de errar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!