Beleza > Cabelos

Cabelo arrepiado? Saiba como evitar o frizz e arrumar os fios

Por Redação Fortíssima 19/02/2016

Vento, chuva, sol, calor da chapinha e do babyliss: todos esses fatores são responsáveis pelo cabelo arrepiado, também conhecido como o temido frizz. Se você se incomoda só de pensar naqueles fios desalinhados, saiba que há alternativas para atenuar o problema estético e garantir um penteado domado 24 horas por dia.

Cabelo arrepiado: entenda as causas

Com disciplina e produtos adequados, você pode controlar o frizz. Mas o ideal é tomar precauções para evitar que o problema ocorra. Para isso, é necessário entender que há duas causas principais envolvidas quando o assunto é cabelo arrepiado: a textura natural e a interferência externa.

A questão da textura é praticamente irreversível: determinados tipos de fio simplesmente têm uma tendência maior ao frizz. Isso significa que diante de fatores climáticos externos, eles armam naturalmente com facilidade. O segundo ponto está relacionado aos procedimentos químicos e mecânicos, como luzes e pinturas.

Cabelo arrepiado

Com lavagem adequada e uso do leave-in é possível amenizar os efeitos do frizz. Foto: Shutterstock

O frizz ocorre porque o cabelo é composto de ligações químicas que se quebram ao sofrerem agressões causadas, justamente, pelos processos de tintura e alisamento. O uso excessivo do secador de cabelos, da chapinha e do babyliss também contribui para esse quadro. Ao enfraquecer a fibra capilar, ele torna as madeixas suscetíveis ao problema.

Por isso, antes de falar em controle do cabelo arrepiado, é necessário pontuar a importância da proteção. O uso de um leave-in ou protetor térmico antes de usar qualquer modelador no cabelo é fundamental. Outra boa dica é investir em um finalizador de penteado que ofereça ativos resistentes à luminosidade e sele a estrutura do fio diante de fatores externos.

4 dicas para acabar com o frizz

Se você está com dificuldades para eliminar de vez os fios rebeldes no topo da cabeça, saiba que através de truques pontuais no dia a dia é possível controlar o incômodo. Veja, abaixo, 4 dicas:

  1. Lavagem reforçada

Todo cuidado com o cabelo começa na lavagem. Por isso, a orientação é aplicar dois produtos diferentes no processo. Na primeira vez, lave os fios com um shampoo de limpeza suave. Na segunda, utilize um shampoo sem sal. Só então finalize com o condicionador.

  1. Leave-in

Principalmente no caso dos fios cacheados, o leave-in é o cosmético essencial para manter o visual em alta – longe do frizz. Opte por um produto emoliente e nutritivo para utilizar nas pontas secas. Se os cabelos já amanhecerem frisados, invista em uma pomada ou creme modelador com textura oleosa para alinhar as mechas.

  1. Sem atrito

Na hora de dormir, também é possível lançar mão de alguns truques para evitar o susto com o cabelo arrepiado pela manhã. O primeiro deles é fácil: use uma capa de travesseiro de cetim, que diminui o atrito com as madeixas. Ou, então, prenda os fios em um rabo bem solto, com elástico frouxo. É uma opção para evitar o contato excessivo que ocasiona frizz.

  1. Óleo de coco

Você sabia que o óleo de coco – sim, o mesmo utilizado em receitas – é ótimo para hidratar o cabelo? Aplique uma pequena quantidade no comprimento e deixe agir por, no mínimo, 20 minutos. Depois de enxaguar, você vai perceber o penteado mais brilhoso, macio e domado: livre de frizz.

Já testou alguma dessas dicas? Deixe um comentário com a sua opinião! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!