Nutrição

Saiba como usar os benefícios da água de coco no seu dia a dia

Por 02/01/2014

BOA agua de coco-g

A maioria devem saber que a água de coco é uma bebida muito importante. Além de refrescante e deliciosa, a água de coco é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C.

Considerada um isotônico natural, ela é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

Por essas e por outras razões, foi-se a época em que a água de coco só era prestigiada nas praias e durante o verão. Nos últimos tempos, a bebida se tornou uma preferência nacional. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu baressupermercados restaurantes em garrafinhas e caixinhas.

2013-10-25-agua-de-coco

Em excesso provoca diarreia?

Pelo contrário, a água-de-coco é ótima para o bom funcionamento intestinal e, em casos de desidratação, funciona como um excelente soro vegetal, por ser rica em minerais. No passado, a bebida era utilizada por médicos como soro nos campos de batalha, logo, sua composição contribui para a hidratação e o equilíbrio do organismo.

A polpa do coco é mais saudável que a água?

Muito pelo contrario, diferentemente da água, que possui baixa caloria, a polpa encontrada no coco é considerada hipercalórica e contém alto teor de gordura. Cada 100 g da polpa possuem 590 calorias, logo, não deve ser ingerida por quem está de dieta para emagrecer ou quer manter o peso. Entretanto, para benefícios estéticos ela é muito recomendada. Indica-se bater a polpa e a água da fruta e aplicar na pele e nos cabelos para hidratar.

Contraindicada para quem tem problemas renais

Embora seja fonte de vários minerais importantes para a saúde, a água-de-coco não deve ser consumida em excesso por pessoas que possuem problemas renais, por portadores de diabetes e indivíduos hipertensos, pois a ingestão em demasia da bebida fornece muito sódio e glicose ao organismo. No caso de pessoas com distúrbios renais, o agravante se dá por conta da quantidade de sal que esse líquido possui. A recomendação diária de consumo da bebida nesses casos não deve ultrapassar três copos de 200 ml cada.

sliced green coconut infront of others

Ao escolher entre água de coco natural e industrializada, fique com a primeira opção, é claro, mas como seus principais nutrientes são o sódio e o potássio a água de coco industrializada não apresenta perda, por isso pode ser consumida também. Mas esteja atento aos conservantes, que podem causar alguns danos ao nosso organismo.
Aproveite então esses dias de calor, em que nosso organismo necessita de uma maior ingestão de líquidos e abuse da água de coco que além de refrescante e saborosa ainda colabora com a saúde, trazendo diversos benefícios.