Nutrição > Receitas

Fique por dentro dos benefícios da ração caseira para cães

Por Redação Fortíssima 24/05/2016

Se antes os alimentos industrializados eram preferência para a maior parte da população, hoje o cenário já é diferente. Manter uma alimentação natural deixou de ser moda exótica e se tornou um hábito incorporado pelos mais diferentes tipos de público. A tendência parece estar até no mundo animal e a ração caseira para cães tem conquistado adeptos.

Na rede social Snapchat, a musa fitness Gabriela Pugliesi já declarou que não é a única a manter uma dieta balanceada em sua casa. Seus cães só comem o que ela chama de comida de verdade. Mas será que, de fato, está na hora de substituir a ração industrializada? É o que você confere.

Vantagens da ração caseira para cães

O potencial nocivo de alguns ingredientes utilizados na composição de industrializados já foi comprovado pela comunidade científica. De acordo com a médica veterinária Viviane B. Montoro Salesi, o mesmo ocorre quando o assunto é ração pronta.

Estudos recentes apontaram a presença de conservantes como BHA e BHT em algumas rações, substâncias classificadas como cancerígenas pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer. Alguns corantes e minerais também foram relacionados a casos de cálculo renal em cães.

Por isso, se você faz questão de levar mais saúde para a sua família, vale dar uma atenção especial também à alimentação do seu pet. Confira três benefícios que a ração caseira pode oferecer:

  1. Prevenção/tratamento de doença renal

Conforme explica Viviane, por meio da alimentação natural é possível controlar os nutrientes, os carboidratos e as proteínas nas doses necessárias para o organismo do seu bichinho. A dica vale especialmente para os cães que sofrem de doenças.

“A alimentação é fundamental em qualquer fase da doença renal, principalmente nas mais avançadas, em que o animal perde o apetite e precisa de alimentos mais palatáveis. Manter o paciente com peso ideal e bem nutrido garante o sucesso no tratamento”, sinaliza.

  1. Tratamento de alergias

Preste bem atenção no seu animal: se ele estiver com vermelhidão na pele, temperatura muito quente, queda de pelo e coceira incessante, pode estar sofrendo um processo alérgico. Segundo o veterinário Clóvis de Souza Júnior, as alergias podem ter um fundo alimentar relacionado aos químicos da ração industrializada.

A solução, portanto, seria oferecer uma alimentação mais natural. “A principal vantagem é que sabemos que nosso animalzinho de estimação estará recebendo um produto 100% isento de químicas”, indica. As mudanças também aparecem fisicamente: a pelagem fica brilhante e sedosa e as fezes firmes e sem odor.

  1. Manutenção do peso

Manter o peso ideal não é só um desafio para os humanos. Os especialistas garantem que a dieta natural ajuda a evitar que os cães engordem. Por isso, se o seu pet estiver acima do peso, essa pode ser a solução para reverter o quadro e evitar uma série de doenças.

Ração caseira para cães

Alimentação sem corantes ajuda a prevenir doenças. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para aderir à ração caseira

Mas, afinal, o que é uma alimentação natural e correta quando o assunto são os pets? Aqui entram os alimentos minimamente processados, o mais próximo de sua origem possível, sem aditivos químicos. Ou seja, ele mantém praticamente intactas suas principais camadas e não deve conter a adição de temperos como o sal.

Antes de alimentar seu cão com a comida caseira, porém, o ideal é consultar um médico veterinário, pois cada animal tem necessidades específicas de nutrientes. A dica é transformar os hábitos aos poucos e promover mais qualidade de vida para todos os membros da casa – inclusive os bichinhos.

E você, já ofereceu ao seu pet uma ração caseira para cães? Vale experimentar! Depois nos conte o que ele achou da ideia.