Clínica Geral

Conheça a doença do pombo: prevenção e tratamento

Por Redação Doutíssima 06/01/2014

pombos fotos

O pombo, esta ave que você encontra em todas as grandes cidades como São Paulo e em outros centros urbanos do país, pode ser um perigo para a saúde humana. Assim como outros animais, tais como ratos; o pombo esconde uma doença muito perigosa para o ser humano. Existem algumas formas de evitar o contagio desta doença. Saiba como evitar a doença transmitida pelo pombo.

É comum vermos em parques, praças e em outros locais públicos pessoas alimentando pombos com sementes e pães. Ao contrário do que muitos pensam, este tipo de ação deve ser evitada, pois a forma mais comum de contaminação é da inalação das fezes secas depositadas em diversos locais, como chão, janelas, carros e calçadas.

A doença transmitida pelo pombo chama-se criptococose, ela é provocada por um fungo encontrado nas fezes destes animais. A transmissão da criptococose é feita através do ar, uma vez que a sujeira seca e o fungo começa a se espalhar, ao respiramos este ar, corremos o risco de sofrer uma infecção. A doença do pombo pode provocar pneumonia se ela atacar o sistema respiratório, além de causar inflamações nas membranas cerebrais conhecidas como meningite e meningoencefalite se ela atacar o sistema nervoso central; quando ao atacar o cérebro ela é chamada neurocriptococose.

pml

Sintomas

A criptococose é uma doença que pode matar, por isso é importante estar atento aos sintomas e procurar um médico, pois quanto antes for feito o diagnóstico, menos risco de vida a pessoa corre. Os principais sintomas da criptococose são: vômito, náuseas, febre, dor de cabeça, fraqueza, dor no peito, suores noturnos, sensibilidade à luz e meningite.

Prevenção

A principal forma de prevenir esta doença é evitar todo contato possível com pombos. Você pode fazer isso tomando algumas medidas como:

– Não oferecer abrigo às aves como por exemplo: deixar restos de comida e água em locais abertos pombos pode atraí-los.

– Vedar espaços e vãos existentes na sua casa;

– Lavar locais contaminados pelas fezes das aves com cloro. Ao fazer isto, utilize sempre luvas e mascaras, além disso, nunca tente limpar a sujeira à seco, desta forma você evita de inalar a poeira;

– Não deixar restos de lixo espalhados, pois isto atrai os pombos;

– Se precisar, utilize repelentes. Você pode encontrar vários tipos de repelente em comércios e manter os pombos bem londe do seu telhado.

Tratamento

O tratamento da Criptococose é feito através da utilização de Anfotericina B, além de um antifúngico chamado fluconazol.