Clínica Geral

Saiba o que é trombose hemorroidária e como deve ser tratada

Por Redação Doutíssima 07/07/2015

A trombose hemorroidária é uma complicação das hemorroidas e precisa de atenção médica imediata. A formação de coágulos no ânus causa dores e apresenta sérios riscos para a saúde. Com a prevenção e o tratamento correto, é possível superar a condição.

 

Como acontece a trombose hemorroidária

O canal do ânus possui uma parte repleta de veias que servem como uma espécie de almofada para facilitar a passagem das fezes. Quando essas veias inflamam e causam dores, há um quadro de hemorroidas. Além do desconforto, a condição pode causar sangramentos.

trombose hemorroidaria

Complicação em caso de hemorroidas pode causar dores intensas na região atingida. Foto: iStock, Getty Images

A trombose hemorroidária ocorre em pessoas que já têm hemorroidas e é caracterizada pela formação de coágulos na região já acometida.

Segundo Paulo de Carvalho Contu, professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e médico do serviço de coloproctologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a trombose hemorroidária causa dores intensas pelo aumento do volume local, normalmente de surgimento repentino.

Em algumas situações, a complicação pode evoluir para um estado de necrose, que é a morte permanente das células no local.

Como explica o médico, frequentemente a trombose hemorroidária é a consequência de uma alteração nas evacuações, principalmente após a eliminação de fezes endurecidas ou quando a pessoa faz muito esforço para evacuar.

Tratamento da condição

Conforme o caso, o tratamento pode ser cirúrgico ou com medicamentos, explica o especialista. “Muitos casos podem ser tratados sem a cirurgia, valendo-se de preparados tópicos e orais para proporcionar alívio da dor e do processo inflamatório”, ressalta.

Geralmente, a cirurgia tem indicação formal nos casos graves, em que há necrose dos tecidos do ânus, orienta o médico.

Pacientes com doenças como diabetes, deficiências imunológicas e obesidade precisam de mais cuidados em casos de trombose. A avaliação médica deve ser mais criteriosa porque há maior risco de casos de infecção.

Como prevenir a trombose hemorroidária

Evitar a trombose hemorroidária começa com a prevenção do surgimento de hemorroidas. Paulo explica que basta eliminar os fatores causais, ou seja, adotar hábitos que resultem em evacuações regulares e de conteúdo fecal sólido e macio.

O médico recomenda uma dieta que contemple a ingestão de fibras e líquidos em boas quantidades. Além disso, a prática regular de exercícios físicos ajuda, bem como evitar permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário.

Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, as hemorroidas também aparecem por fator hereditário, durante a gravidez ou quando há uma rotina de trabalho ou de práticas esportivas capazes de influenciar na irrigação sanguínea da região.

Fazer muita força ao evacuar e o uso constante de laxativos prejudicam a evacuação saudável, podendo levar a casos de hemorroidas ou complicar os já existentes. Esses dois hábitos não devem fazer parte da sua rotina.

A qualquer sinal de alterações na sua rotina no banheiro e dores ou desconforto para evacuar, é recomendado que seja feita uma consulta com médico. Muitas doenças e suas complicações podem ser prevenidas quando ainda estão em estágio inicial.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!