Guia dos Dentes

Conheça tudo sobre os limpadores de língua

Por Redação Doutíssima 06/01/2014

raspar--5

Esse é um assunto que eu adoro, principalmente, para meus pacientes que fazem uso de aparelho dental. Os limpadores de língua são conhecidos por poucos e utilizados por uma pequena parte desses poucos. Sobre a língua existe uma grande quantidade de resíduos que ficam espalhados e misturados. São várias as pesquisas que mostram uma grande diminuição das bactérias causadoras da cárie e da gengivite em pacientes que fazem uso dos limpadores de língua.

raspar-3

Quando falo em limpar a língua, não estou falando em passar 2 ou 3 vezes a escova e pronto, está terminado. A higienização da língua tem que ser feita de forma eficiente, assim como tudo na vida. O ideal é a remoção total dos resíduos que ficam sobre a língua e podem ser chamados de saburra. Para realizar essa remoção de forma eficiente é preciso:

tong-6

1- Ter o acessório de higiene bucal correto:

Nesse ponto temos uma série de possibilidades. Tenho pacientes que conseguem fazer uma ótima higiene da língua com a própria escova dental ou com o raspador de língua que fica na parte de trás da cabeça da escova. Outros pacientes utilizam os raspadores linguais que pode ser dos mais variados modelos, cores e formas e achados facilmente em farmácias, redes de supermercados e lojas de material odontológico.

2- Saber utilizar o acessório, tendo a técnica necessária:

Você precisa de um dentista que lhe ensine a técnica certa de limpeza da língua. Não é nada muito difícil mas também não é muito fácil. A língua precisa ser higienizada completamente desde a sua ponta até sua base e isso não é tarefa fácil para alguns. Para vários pacientes o problema é a sensação de náusea que é causada quando o paciente fica um período de tempo segurando a língua e mexendo nela. Nesse fator que o dentista vai avaliar a sua técnica e fazer com que compre o acessório certo e faça uso dele da forma recomendada.

raspar--3

3- Saber o que é a língua “suja” e como a língua deve ficar:

Não adianta o paciente ter o melhor acessório para limpeza da língua, saber a técnica perfeita e na hora de limpar, não saber se a língua está limpa ou se ainda precisa limpar mais. Mais uma vez, não adianta tentar descobrir por conta própria, você precisa ir ao dentista, ele vai lhe ajudar a higienizar a língua da forma correta e você poderá ver como é que deve ficar e isso vai sendo proservado regularmente nas consultas de rotina.

raspar--5

Esses são os princípios básicos para uma língua saudável e uma boca mais limpa.