Guia dos Dentes

Má oclusão: como tratar a falta de encaixe entre as arcadas dentárias

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

A má oclusão consiste em falha na relação entre a maxila e a mandíbula. Isso é decorrente de quando não há um encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, fato que pode prejudicar o desenvolvimento ósseo da face e das articulações temporomandibulares.

Entre os tipos de má oclusão encontram-se as de classe II, de classe III, de mordida aberta, de mordida cruzada, de mordida profunda e, ainda, a má oclusão por apinhamento.

má-oclusão

Entre os tratamentos para a má oclusão, pode-se recorrer ao aparelho dentário. Foto: Shutterstock

Causas da má oclusão

É importante considerar os fatos que desencadeiam o problema,visto que uma simples análise estática não possibilita um diagnóstico definitivo. Pode acontecer de uma oclusão estática ser perfeita e, no entanto, quando considerados os movimentos de lateralidade, torna-se perceptível que aquela boca esteticamente bonita não é funcional.

Os fatores que geram a má oclusão podem ser hereditários (aproximadamente 40%) – ou também fatores ambientais (que respondem por 60% dos casos). Dentre as causas ambientais, sedestacam os hábitos bucais, como o uso de chupeta ou mamadeira ou até mesmo o ato de chupar o dedo.

Também devem ser considerados problemas respiratórios, como a adenoide, a rinite e a sinusite, que podem influenciar a abertura da boca para respirar, ocasionando o desencaixe com o tempo.

Além disso, quando a criança não é amamentada, ou não mastiga de forma adequada, respira pela boca ou possui hábitos bucais, as disfunções mandibulares são frequentes e, entre elas, também a má oclusão.

Tratamento da má oclusão

O problema não se corrige sozinho e afeta o crescimento ósseo, por isso, é muito importante preservar ao máximo a saúde dos dentes desde os anos iniciais da vida, por meio de uma correta higiene e consultas frequentes ao dentista. Também é importante evitar extrações.

Dos tratamentos conhecidos e eficazes para a má oclusão, é comumente apelado para a técnica de implantes dentários e restaurações. Também existem no mercado os mais diversos tipos de aparelhos ortodônticos que podem auxiliar no tratamento.

Os aparelhos utilizados são considerados eficientes, pois as técnicas estão cada vez mais evoluídas, podendo tratar praticamente todos os tipos de anormalidade nas posições de mordida.

No entanto, os valores podem ser caros, o que faz com que o investimento na preservação e a redução das causas externas valham mais a pena, na maioria das vezes, do que investir no uso de aparelhos ortodônticos ou implantes dentários. Desfazer o problema é mais complicado do que preveni-lo.

Processo demorado

Além de oneroso, o enfrentamento do problema é bastante demorado, levando em conta que o tratamento completo dura entre dois e três anos, podendo chegar a até seis anos. Este fator, no entanto, não deve impedir que um médico seja procurado.

Somente um dentista pode analisar por meio de uma série de exames que mostram os vários ângulos mandibulares, a fim de apontar exatamente o qual é o problema que desloca o encaixe.

Ele também pode indicar o motivo pelos quais ele acontece e quais formas de proceder que possam potencializar o tempo de tratamento, de forma a garantir práticas que mantenham o alinhamento dentário de forma mais definitiva.

É importante considerar, ainda, que a estrutura óssea bucal possui memória e pode retornar ao lugar com os anos, fazendo com que haja uma recorrência do problema.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!