Clínica Geral

Saiba o que acontece com seu corpo quando ele está com gripe

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

gripe

Por que o vírus ultra infeccioso provoca um nocaute tão grande? Saiba o que acontece exatamente com o seu corpo quando você tem gripe.

Nas primeiras horas

  1. Cada vez que uma pessoa doente tosse, ela expele cerca de 2.000 gotículas com vírus. Se você inalou qualquer dessas gotículas (ou tocou uma maçaneta de porta revestida com elas, e, em seguida, esfregou o nariz ou os olhos), elas flutuaram através de suas narinas e estão se infiltrando nas células de suas vias aéreas. Ao contrário dos resfriados, que atacam o nariz e a garganta, o vírus da gripe pode se locomover para os pulmões.
  2. Seu sistema imunológico parte para a ofensiva imediatamente. Ela começa a produzir anticorpos e células T, soldados, que aprisionam e destroem o vírus. Se você tivesse sido vacinado contra essa cepa em particular, você teria anticorpos estocados.

No dia seguinte, ou nos dois próximos dias

  1. Você não sabe que o vírus está, neste momento, usando os mecanismos celulares do seu corpo como uma máquina de fotocópia. Inchadas por causa dos vírus da gripe que se multiplicam rapidamente, as células infectadas em seu corpo começam a arrebentar como balões de água, espalhando vírus por toda parte.
  2. Agora você é contagioso. Portanto, você deve sempre espirrar em um lenço de papel ou tossir na parte interna de seu cotovelo.

No quarto dia

  1. Seu sistema imunológico não consegue acompanhar a furiosa propagação da gripe. Os sintomas o atingem como um trem de carga. Você pode estar se sentindo vigoroso na hora do almoço e de cama às 5 da tarde, com febre, calafrios, dor de cabeça, e espasmos musculares. (Tomar um pouco de ibuprofeno pode ajudar a aliviar as dores.)
  2. Não é o vírus que faz você se sentir um lixo. A miséria decorre da inflamação, o resultado de um sistema imunológico em “alerta vermelho”!
  3. Toda a energia de seu corpo está sendo usada para combater a gripe; você pode, com dificuldade, reunir energia para ir até o banheiro.
  4. Para impedir que os restos de células mortas entupam os seus pulmões, você desenvolve uma tosse seca. Sua garganta começa a doer devido à irritação, o que pode desencadear a liberação de muco. Pingar uma solução nasal salina pode ajudar.

Pelos próximos três a cinco dias

  1. As únicas coisas que realmente podem ajudá-lo agora, anticorpos e células T, estão lutando contra seus alvos. Você está preso à cama. (Se você começou a tomar Tamiflu sob prescrição médica imediatamente, pode se recuperar um pouco mais rápido; caso contrário, não perca seu tempo com vitamina C ou outras medicamentos de venda livre. Beba muito líquido e descanse.)
  2. Se você for realmente azarado, bactérias normalmente inofensivas para a garganta desceram para os seus pulmões para se alimentar de restos de células mortas, colocando-o em risco de contrair uma pneumonia.

Após cerca de uma semana

  1. Assumindo que você tenha escapado de uma pneumonia, seu sistema imunológico finalmente se livrou do vírus do grupo. Ufa. Sua inflamação desaparece lentamente, assim como seus sintomas. Mas você ainda pode ser contagioso por mais um dia ou dois, e pode levar mais uma semana para se sentir como em seu estado normal, saudável.

Prosseguindo

  1. Lave suas mãos. É a única melhor maneira por meio da qual você pode se defender de um novo vírus da gripe. Esfregue suas mãos com sabão em água corrente por pelo menos 20 segundos depois de apertar as mãos de pessoas ou de tocar itens compartilhados, como o box de um banheiro.