Exercícios > Nutrição

5 Dicas para reduzir a barriga

Por Redação Doutíssima 12/01/2014

Exercicios-faceis-de-fazer-para-perder-a-barriga-rapido-dicasComo os alimentos contribuem para que você tenha uma barriga lisinha?

Em primeiro lugar, nós garantimos que os alimentos que estão nesta lista são deliciosos. Conheça as quatro características que fazem deles seus aliados na busca pela barriga lisa:

  • Eles são tão pouco calóricos que você pode comer à vontade.
  • Eles são muito nutritivos.
  • Eles sustentam e fazem com que você tenha menos apetite para as sobremesas ou outros alimentos calóricos.
  • Preparados de maneira criativa, eles podem satisfazer seu desejo por guloseimas. Um exemplo: framboesas com iogurte natural com um molho de açúcar mascavo e um licor ou cobertura para completar.

 

Folhas e legumes verdes

Calorias: cerca de 60 com porção de 250 ml.
Nutrientes: A couve, a acelga e os outros legumes verdes escuros são nutritivos e de baixa caloria. Os especialistas acreditam que eles fazem parte dos alimentos mais saudáveis que existem. Eles são ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes.
Perigo: Geralmente, os vegetais são servidos nos restaurantes com uma quantidade de manteiga, de azeita, de bacon ou de queijo. Limite o consumo desses extras.
Sugestão: Pique as folhas e deixe-as ferver com um caldo de legumes de baixo teor de sódio, com cebola picada, algumas gotas de vinagre e bastante pimenta. O resultado é uma sopa deliciosa. Você pode também fazer as folhas refogadas, porém cuidado com o excesso de óleo.

 

Molhos mexicanos (Salsa)

Calorias: cinco por colher de sopa (15 ml)
Nutrientes: Quando ela é livre de produtos químicos e conservantes, a “salsa” não poderia ser mais saudável: sem gordura saturada, muitas fibras e uma boa mistura de vitaminas e minerais.
Perigo: Os molhos comercializados são, geralmente, ricos em sódio. No entanto, o verdadeiro perigo são os produtos com os quais consumimos os molhos. Por exemplo, consumir toneladas de tacos repletos de molhos, você estará consumindo calorias demais.
Sugestão: Use os molhos no lugar dos molhos ricos em gorduras e calorias. Por exemplo, adicione sobre peito de frango, batatas, carne de porco. Ou então, adicione o molho no spaghetti, nas sopas, nos ensopados, ou no lugar da maionese. Se você gosta de comida picante, você ainda vai ter outra vantagem: vai queimar mais calorias e comer mais devagar.

 

Iogurte natural sem gordura

Calorias: cerca de 80 por porção (180 ml).
Nutrientes: O iogurte é rico em cálcio e vitamina B. É também uma excelente fonte de proteínas: uma porção fornece 9 g.
Perigo: Se o iogurte natural é um alimento quase perfeito, não é o caso dos iogurtes aromatizados. O açúcar que é adicionado pode fazer aumentar as calorias e, também, as taxas de glicemia. Os substitutos do açúcar são menos calóricos, porém merecem muita atenção, pois alguns adoçantes artificiais representam grandes riscos para a saúde.
Sugestão: Compre um iogurte natural e adicione ingredientes da sua escolha: granola, grãos de chocolate preto, uma colher de compota ou pedacinhos de frutas. Também é um bom substituto da maionese para molhos de salada e outros pratos.

 

Pipoca

Calorias: cerca de 30 calorias por porção de 250 ml.
Nutrientes: O milho, um grão inteiro, é rico em folato, vitamina B que é essencial para o desenvolvimento celular. Também é uma boa fonte de fibras: uma porção fornece 1,3 g.
Perigo: Resista à tentação de colocar manteiga. Uma colher de sopa fornece cerca de 100 calorias. Além disso, não coloque muito sal. Mesmo se ele não é muito calórico, ele aumenta a pressão arterial.
Sugestão: Para temperar sua pipoca, coloque pimenta do reino, flocos de alho desidratado e outros temperos. Para um gostinho especial, polvilhe sua pipoca com parmesão ralado.

 

Melão

Calorias: Um melão possui cerca de 200 calorias.
Nutrientes: Rico em potássio e vitaminas A, C e B6. Graças ao seu alto teor de água, ele é capaz de sustentar.
Perigo: O problema do melão é que ele é muito doce. Uma fruta fornece cerca de 42 g de açúcar natural, ou seja, a mesma quantidade de meio copo de refrigerante.
Sugestão: Corte meio melão em cubos e deguste a fruta durante a tarde. E não hesite em beber o suco que fica no fundo do recipiente.