Exercícios

Cuidados ajudam a evitar dores no joelho entre esportistas

Por Redação Doutíssima 30/07/2015

No inverno, o risco de dores no joelho aumenta. Principalmente entre os corredores e praticantes de esportes, a articulação fica comprometida em função da falta de aquecimento e alongamentos. As mudanças bruscas de temperatura, associadas à falta de preparação, podem levar a um quadro de lesões bastante grave.

 

No Instituto do Joelho HCor, do Hospital do Coração, em São Paulo, são atendidos de 15 a 20 pacientes por semana, que se queixam de lesões leves no joelho em decorrência da prática de exercícios físicos. No verão, esses números são reduzidos a seis casos semanais.

dores no joelho

A falta de aquecimento antes do treino pode desencadear dores na região do joelho. Foto: iStock, Getty Images

 

Dores no joelho são mais intensas no frio

Durante as temperaturas frias, se não é realizado um aquecimento antes de praticar exercícios físicos, aumentam as dores no joelho. Como os músculos se estiram com maior facilidade no inverno, especialmente no período da manhã, pessoas que fazem sua corrida ou caminhada com pressa estão no grupo de risco desse problema.

 

O fluxo de sangue na musculatura é pequeno, principalmente se o corpo está parado. Ao nos exercitarmos, esse ciclo aumenta bastante. No entanto, só é possível ter bom desempenho nos exercícios caso a circulação sanguínea esteja em plena atividade.

 

Os músculos das coxas e panturrilhas também são prejudicados em função do frio. Sem a temperatura quente, eles demoram mais tempo para se recuperar depois de serem trabalhados. Se forem lesionados, provavelmente será necessário imobilizar, realizar fisioterapia e ingerir medicamentos anti-inflamatórios.

 

Treinamentos irregulares e sem bom preparo físico podem fragilizar os músculos, ligamentos e tendões. Dessa forma, ocorrem lesões e dores no joelho, que podem levar a problemas estruturais. O método mais eficiente de prevenção é o aquecimento antes das atividades físicas.

 

Qualquer exercício que provoque dor deve ser evitado, principalmente se estiver prejudicando as articulações. Em qualquer sinal de comprometimento da mobilidade, o fisioterapeuta deve ser consultado.

 

dores no joelho 

Previna-se das dores no joelho

Algumas medidas diárias, feitas antes da prática dos exercícios físicos, podem combater um quadro de dores no joelho. Por isso, busque fortalecer os músculos anteriores da coxa, a lateral e parte posterior dos glúteos, pois eles oferecem sustentação na hora de se movimentar.

 

Na hora de correr, mantenha o corpo sempre bem ereto, com a cabeça erguida e em ritmo compassado. Se houverem dores leves na articulação após o treino, aplique gelo na região dolorida por cerca de 20 minutos, mas busque um médico especializado caso elas persistam.

 

Mantenha um peso adequado, que não comprometa o impacto dos pés com o chão. Quando o corpo é muito pesado, afeta as articulações e facilita o surgimento de lesões. Antes de qualquer exercício, alongue-se com foco no membro que será mais trabalhado.

 

As dores no joelho são mais comuns entre os esportistas porque essa é a maior articulação do corpo humano. Além disso, ela está em uma posição anatômica exposta a lesões por impactos diretos, como contusões e fraturas, e lesões por ação de força indireta, a exemplo das torções e entorses.

 

Casos mais graves podem levar a um desgaste intenso do joelho, provocando osteoartrite ou artrose, quando ocorrem dores, dificuldade de movimentação, inflamação e rigidez. Previna-se.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!