Exercícios > Fitness

Quer aprender como afinar a cintura? Confira as dicas

Por Redação Fortíssima 24/06/2016

Além de garantir bem-estar e saúde, manter curvas bem definidas e delineadas são aspectos que motivam o público feminino a fazer atividades físicas. O corpinho estilo violão demanda dedicação na alimentação e nos exercícios. E, para quem deseja aprender como afinar a cintura, vale ficar atento a alguns cuidados especiais.

Ter atenção ao tamanho da cintura não é só uma questão estética. Há estudos que associam a circunferência da área com o risco de doenças. Em um artigo publicado no Canadian Medical Association Journal, pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos expuseram que o excesso de gordura na região aumenta em 72% a chance de problemas pulmonares.

Como afinar a cintura

Abdominais, exercícios aeróbicos e alimentação saudável são os principais segredos para afinar a cintura. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como afinar a cintura

A boa notícia é que qualquer pessoa é capaz de diminuir o tamanho de sua cintura. Mas o desafio é grande: reduzir essa área envolve diferentes etapas, que incluem treinos aeróbicos, exercícios localizados e uma alimentação correta. Vale conversar sobre esse objetivo com o seu educador físico para verificar a melhor forma de chegar lá.

O primeiro passo é mexer o corpo. Afinal, se o objetivo é manter a região do abdômen seca, é necessário queimar as gordurinhas em excesso. Como? Aposte em atividades como caminhada, corrida, natação ou spinning. Outra possibilidade é o treino intervalado de alta intensidade.

Também conhecida como High Intensity Interval Training (HIIT), a prática consiste em  fazer tiros de altíssima intensidade e curta duração na esteira, para acelerar ao máximo o metabolismo. Assim, mesmo depois do treino, o organismo segue queimando calorias. Mas isso não exclui a necessidade de exercícios focados no abdômen.

Para fortalecer a região e conquistar uma cinturinha de pilão, os abdominais mais indicados são aqueles que envolvem movimentos de rotação lateral de tronco: os exercícios que focam na parte lateral da barriga. Isso não significa, contudo, esquecer de trabalhar as outras partes do abdômen. Bons resultados envolvem fortalecer a região como um todo.

A própria musculação tem papel importante na definição da cintura. Você já reparou como todas as musas fitness aparentam ter essa área bem afinada? Pois saiba que isso também é ilusão de ótica. A hipertrofia dos membros superiores e inferiores melhora a postura e causa a impressão de uma cinturinha menor.

Alimentação correta é fundamental

Se você é extremamente dedicada em relação aos exercícios físicos, mas não consegue o resultado esperado, o problema pode estar na alimentação. Fazer refeições balanceadas, com ingredientes naturais e variados, representa cerca de 60% do sucesso na definição do abdômen.

Por isso, se você está com dificuldades relacionadas ao cardápio, consultar um nutricionista que possa elaborar uma dieta de acordo com os seus objetivos, suas necessidades individuais e seu nível de atividade física pode ser o caminho mais rápido e eficaz para garantir a silhueta que você deseja.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como afinar a cintura? Deixe um comentário com a sua opinião sobre este artigo.