Guia dos Dentes

Você já ouviu falar em EPI? Equipamento de proteção individual

Por Redação Doutíssima 15/01/2014

bio-3

O controle de infecções variadas é de grande importância nas práticas diárias dos consultórios odontológicos para que o nosso trabalho possa ser realizado com o máximo de segurança para nós dentistas, nossa equipe e nossos pacientes e com essa preocupação seguimos as regras de biossegurança que de acordo com o seu conceito: “engloba um conjunto de posturas, atitudes e procedimentos, intimamente relacionados, visando à proteção de todos os envolvidos em uma determinada atividade.” Dentro dessas normas de biossegurança estão as normas sobre o EPI.

bio-4

O controle de infecção acontece de forma eficiente quando toda a equipe odontológica adota uma postura com o objetivo maior de prevenir e proteger o paciente e os profissionais envolvidos contra doenças infecto-contagiosas. Nesse momento, se torna necessária a aplicação de uma série de condutas preventivas como:

bio-2

– Anamnese detalhada que mostrará qualquer comprometimento mais grave do paciente e facilitará a ação do dentista de forma individualizada e precisa. Você paciente precisa relatar tudo para o dentista.

– Uso de equipamentos de proteção coletiva (EPC).

– Uso de equipamentos de proteção individual (EPI).

– Procedimentos de lavagem de mãos com os produtos recomendados.

– Preparo de instrumentais, esterilização e desinfecção entre outros.

bio-1

Como vocês podem ver, é uma série de procedimentos que tem um custo elevado para o dentista e são “chatinhos” de se realizar cotidianamente e para que isso possa ser feito da forma correta, você precisa incentivar o dentista a trabalhar corretamente e entender os custos que isso gera na clínica.

Falando especificamente do EPI ou equipamentos de proteção individual, podemos citar tudo que pode ser utilizado para preservação de integridade física do paciente e profissionais, como:

-Máscara de proteção.

– Óculos de proteção.

– Jalecos em toda a equipe.

– Babadores, aventais, gorros.

– Pantufas ou sapatilhas para os calçados.

– Nem vou falar sobre luvas, sejam elas de atendimento, limpeza, sobre luvas ou cirúrgicas.

– Alguns dentistas optam por utilizar protetores auriculares que diminuem os problemas causados à longo prazo devido os barulhos constantes no consultório.

cla-5

Toda proteção possível é útil. Você dentista, trabalhará muitos anos na profissão e terá muitas chances de contaminação e você paciente viverá muitos anos após o procedimento odontológico e precisará de saúde para isso.

Vacinas para hepatite B são “obrigatórias” para profissionais da área da saúde.

Não é aceitável o atendimento sem um desses equipamentos, dentistas não podem atender sem luvas, jalecos ou máscaras. Se os pacientes nos cobrarem isso, estão nos ajudando a nos proteger e a proteger nossos pacientes.

Com saúde não se brinca e os consultórios odontológicos precisam seguir regras bem específicas de limpeza, proteção e esterilização. Vamos falar sobre todas elas aqui para que você possa nos ajudar a tornar a odontologia mais segura.