Gestante

A dieta pode afetar o sexo do bebê?

Por Redação Doutíssima 25/01/2014

refeição 1

Os autores do estudo encontraram uma forma natural para as mulheres aumentarem pelo menos um pouco as chances de ter um menino ou uma menina por meio do consumo de grandes quantidades de alimentos, como bananas e cereais, ou por meio de alguma restrição à sua dieta. Cientistas da Universidade Oxford e Exeter entrevistaram 740 mulheres que engravidaram pela primeira vez estando sob a dieta por um ano antes da concepção. Eles então dividiram as mulheres em três grupos – de alta, média e baixa ingestão calórica. Eles descobriram que 56% das mulheres no grupo com uma alta ingestão calórica deu à luz meninos, em comparação com 45% em pacientes com baixa ingestão calórica. Nenhuma das mulheres sofria de obesidade e não tinha conhecimento do gênero de seu bebê durante a gravidez.

 

Fiona Mathews

 

“A primeira vez que demonstramos uma clara ligação entre a dieta da mãe e o sexo do bebê” – disse Fiona Mathews, um especialista em biologia de mamíferos na Universidade de Eksetora, que liderou a pesquisa. “Parece que uma mãe pode afetar a sobrevivência do esperma ou do óvulo fertilizado em fases muito precoces, possivelmente até mesmo antes de chegar ao útero”.

Em um estudo mais detalhado da dieta das mães, os pesquisadores concluíram que certos nutrientes foram fundamentais para este efeito, disse ela.

“Podemos confirmar os rumores sobre comer bananas, dado que uma grande quantidade de potássio está associada ao nascimento de meninos, e alta ingestão de sódio. Mas a crença de que o consumo de grandes quantidades de leite promove o nascimento de meninas não foi confirmada. Na verdade, o aumento da ingestão de cálcio significa que uma mulher conceberá um menino em breve. “Não parece tão importante se você recebe a energia na forma de carboidratos ou gorduras, é importante quantas calorias você consome” – acrescentou ela.

 

O que consumir?

 

O estudo, publicado no Proceedings of the Royal Society, mostrou que 59% das mulheres que comiam cereais no café da manhã deram à luz meninos, em comparação com 43% das mulheres que raramente comiam cereais ou nunca comiam. Dados sobre o consumo de nutrientes foram levantados em três períodos: a ingestão habitual antes da concepção, o consumo até 16 semanas de gestação (início da gestação), e o consumo entre 16 e 28 semanas de gestação (final da gestação). Uma mulher pode aumentar o efeito de uma mudança significativa em sua dieta, apesar dos pesquisadores alertarem que uma ingestão elevada de sal, ou uma mudança brusca no nível de outros nutrientes possa ser prejudicial.

“Se você quer um menino, será útil consumir mingau de aveia no café da manhã em todas as manhãs e, dentro de limites razoáveis, consumir quantidades razoáveis de sódio, potássio e cálcio, além da quantidade necessária de proteína. Se você quer uma menina – faça o oposto, também dentro de limites razoáveis”.

bailarina-gravida2

Em um estudo do sentido evolutivo: os efeitos são semelhantes em animais. As fêmeas nascem com mais frequência com escassez de comida, uma vez que elas são mais propensas posteriormente a conceber uma prole menor e não numerosa. Com os machos é como uma loteria: alguns produzem uma prole numerosa, outros, nenhuma”. Em tempos bons, não faz sentido investir em machos, porque você pode produzir um poderoso guerreiro, que gerará muito mais netos do que uma filha”- disse Matthews.

O professor Stuart West, da Universidade de Edimburgo, alertou que as mulheres devem ser muito cautelosas sobre o uso de dieta para influenciar o sexo da prole. Ele acrescentou que estudos semelhantes em animais revelaram uma variedade de efeitos, e advertiu que a mudança da dieta pode ter implicações para a saúde da mãe e da criança.