Gestante

Sentindo seu bebê mexer na barriga

Por Redação Doutíssima 19/02/2014

Um dos momentos mais emocionantes da gravidez é quando você sente seu bebê mexer na sua barriga pela primeira vez. Estes pequenos movimentos devem tranquilizá-la de que seu bebê está se desenvolvendo e deve ajuda-la a sentir-se mais perto dessa pequena vida dentro de você.

bebê mexer

Quando sentirei meu bebe chutar?

Você deve começar a sentir o bebê se mexer, movimentos chamados de “aceleração”, entre as semanas 16 e 25 da gravidez. Se esta é sua primeira gravidez, você pode não sentir o bebê se mover até mais perto da 25ª semana. Na segunda gravidez, algumas mulheres começam a sentir os movimentos mais cedo, perto da 13ª semana. Você está mais propensa a sentir os movimento do bebê quando você estiver em uma posição tranquila, sentada ou deitada.

 

Como sentimos o bebê mexer?


As mulheres grávidas descrevem os movimentos do seu bebê como borboletas, tiques nervosos ou um movimento caindo. No início, pode ser difícil ter certeza de que se seu bebê mexeu. Mães pela segunda e terceira vez são mais hábeis a distinguir os primeiros movimentos do bebê de gases, dores de fome e outros movimentos internos. A partir do segundo e terceiro trimestres, os movimentos devem ser mais distintos e e você será capaz de sentir chutes do seu bebê, golpes e cotoveladas.

 

Quantas vezes eu deveria sentir o bebê mexer?


No início de sua gravidez, você pode apenas sentir algumas vibrações de vez em quando. Mas à medida que o bebê cresce – geralmente até o final do segundo trimestre – os chutes devem ficar mais fortes e mais frequentes. Estudos mostram que até o terceiro trimestre o bebê se mexe cerca de 30 vezes a cada hora. Os bebês tendem a mover-se mais em determinados momentos do dia, eles alternam entre alerta e sono. Eles são geralmente mais ativos das 21h as 1h da manhã, justo quando você está tentando dormir. Este aumento na atividade se deve a suas alterações nos níveis de açúcar no sangue. Os bebês também podem responder a sons ou toque, e pode até mesmo chutar o seu parceiro nas costas se vocês dormirem muito justos na cama.

 

 

Veja mais:

 

Gravidez: momento maravilhoso

Como se alimentar durante a gravidez?

Dicas para dormir melhor durante a gravidez

5 sintomas que farão você adorar estar gravida