Guia dos Dentes

Paciente engole lima de tratamento de canal e quase morre

Por Redação Doutíssima 30/01/2014

endoca-1

Sei que o título foi um pouco forte mas preciso chamar atenção para algo que vi na internet e fiquei preocupado de estar acontecendo com maior frequência pelo nosso “Brasilzão velho e sem porteira”. O tratamento dentário precisa de certos cuidados para que o dentista possa buscar ao máximo a perfeição ou pelo menos não causar mal ao paciente, ao tratá-lo. No tratamento de canal, os instrumentos são muito pequenos e podem ser engolidos facilmente pelo paciente, caso caiam da mão do dentista. Peguei uma reportagem antiga do site globo.com para ilustrar o fato mas quando fui pesquisar na internet, vi vários outros.

endos-4

“Uma mulher de Araçatuba, a 513 km da capital paulista, engoliu uma lima de dentista durante tratamento de canal. A lima tem 4 centímetros de comprimento e é pontiaguda. A paciente conta que estava sendo submetida ao tratamento e sentiu que engoliu um objeto.

– Senti, falei a ela. Ela disse que não tinha ponta nem nada, não soube explicar direito.

endos-3

A dentista acompanhou a paciente ao hospital, mas se recusou a pagar radiografias e consulta médica. O médico que retirou o objeto, afirmou que o maior risco que a mulher correu foi o de perfuração intestinal.

A paciente registrou boletim de ocorrência contra a dentista e o Conselho Regional de Odontologia de Ataçatuba vai investigar o caso. A dentista não quis dar entrevista.”

endo-3

Isso tudo poderia ter sido evitado se a dentista estivesse utilizando um lençol ou dique de borracha que, dentro da técnica de tratamento de canal, é obrigatório. O lençol de borracha é confeccionado em látex ou em silicone e juntamente com o arco de N-Ostby forma um conjunto fundamental para a proteção do paciente. O problema está na colocação do conjunto de proteção que leva um tempo para ser colocado e atrasa um pouco o dentista e é por essa razão que muitos correm o risco de fazer tratamento de canal sem essa proteção.

endoo-4

Mesmo para os dentistas que não querem perder tempo, pode usar uns penduradores de lima industrializados ou mesmo, o velho jeitinho Brasileiro e amarrar com fio dental à lima e prender em algum lugar próximo ao dente.

endos-1

Não tenham medo do tratamento de canal, essas histórias são raras e se você procurar um bom dentista, ele vai tomar todos os cuidados para a sua proteção e para que você possa ter o tratamento de canal realizado sem que uma lima vá parar no seu corpo e precise ser retirado por um médico ou cause algum problema no paciente.