Guia dos Dentes

Veja o que fazer para ajudar seu filho a perder o medo de dentista

Por Redação Doutíssima 06/07/2014

O medo de dentista pode variar de criança para criança, a depender do seu temperamento. É importante que os pais procurem aprender a como lidar com essa condição, em nome do bem-estar do seu filho.

Natureza infantil leva ao medo de dentista

Uma das formas mais interessante de reagir ao medo de dentista é buscarmos compreender a natureza da criança. Basicamente, elas têm um temperamento sanguíneo, ou seja, querem correr e precisam estar em movimento. Assim, há grande dificuldade observada quando a situação exige que o pequeno fique parado por um determinado período.

Quando a criança se sente mais segura, o medo de dentista tende a desaparecer. Foto: Shutterstock

Quando a criança se sente mais segura, o medo de dentista tende a desaparecer. Foto: Shutterstock

Entendendo o medo de dentista

Geralmente, a criança reclama quando é contida, ou precisa ficar no mesmo lugar, bem como ao realizar uma tarefa repetitiva. Muitas vezes, quando você pensa que possa ser medo de dentista, na verdade, trata-se de uma manifestação contra o incômodo do ficar imóvel.

Deve ser considerado, inclusive, o fato da criança estar em um ambiente novo, o que sempre ocasiona certa insegurança, podendo resultar em choro, em gritos ou até, em alguns casos, em chutes e pontapés.

Essas manifestações são válidas e devem ser respeitadas, porque são as maneiras dela exteriorizar o que está sentindo. Lembre-se de que um ambiente hoje desconhecido, como o consultório do dentista, poderá ser visto como amigável desde que haja persistência e dedicação. Isso ajudará a amenizar o medo de dentista.

Trauma com o medo de dentista

Usualmente, os pais acreditam que, se o dentista não der importância para o choro da criança e continuar o tratamento, isso pode gerar um trauma. É importante que fique claro que, nesse período entre 0 e 7 anos de idade, é a fase em que a criança começa a perceber as características do ambiente. Torna-se importante e, então, que ela seja instruída a enxergar o mundo como um lugar bom.

Diante disso, o mesmo deve acontecer com relação ao dentista: ela deve aprender que se trata de um local amigável, onde receberá um bom tratamento, inclusive nos momentos em que não é respeitada em suas manifestações. Isso ajudará com que ela perca ou diminua o medo de dentista.

Como superar o medo de dentista

A criança consegue superar o medo de dentista na medida em que se sente segura, tanto por parte dos pais, como também por parte do profissional, o qual, apesar de firme, deverá ser amoroso. Assim, a criança perceberá que os procedimentos serão realizados independentemente da sua manifestação ou resistência, no entanto, sem nenhuma dor.

Ela perderá gradativamente o medo de dentista quando perceber que será sempre bem tratada, apesar do profissional manter sua firmeza. Ela perceberá o acolhimento, o carinho e a organização das coisas.

Torna-se fundamental envolver a criança no tratamento, antes, durante e depois, com atividades pertinentes à sua idade, através de histórias, brincadeiras, fotos e demais recursos que para ela façam sentido.

Quando ela sente sua manifestação sendo conduzida e não de todo reprimida, ela se vê respeitada. A partir daí, a mágica começa a acontecer e o medo de dentista tende a desaparecer.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como vencer o medo de dirigir?

Como acabar de uma vez por todas com o medo de dentista

Óxido nitroso: o fim do medo de dentista

Perca o medo de ir ao dentista

Saiba como se livrar do medo de avião

Como lidar com o amor e com o medo de amar?

Superando o medo de casamentoso