Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana : nona semana de gestação

Por Redação Doutíssima 01/02/2014

0,,57709512,00O tempo está voando e é hora de você começar a perceber. Chegar até a nona semana de gestação é uma grande conquista para a mulher. Nessa semana você já está entrando no terceiro mês lunar. Seu corpo já passou por inúmeras modificações e ainda está a pleno vapor. Algumas mulheres já vão começar a ver a barriguinha ficando mais arredondada e, nas mulheres muito magras, já é mesmo possível começar a ver a barriga ficando pontuda.

O Doutíssima continua a te contar sobre a todo o desenvolvimento do seu corpo e do seu bebê nessa séria sobre a gravidez semana após semana.

 

O desenvolvimento do bebê na nona semana de gestação

Seu bebê está crescendo e se tornando um jovem bebê. Sim, oficialmente o embrião passa a ser chamado de feto, uma palavra oriunda do latim que significa jovem. Mas você pode chamá-lo de bebê, claro. Ele já estará medindo cerca de 2,5 cm, como o tamanho de uma azeitona verde.

8 semanasNa nona semana de gestação os nervos e músculos do bebê começam a se formar, assim como os órgãos reprodutivos internos, os testículos, caso o seu bebê seja um menino, e ovários, caso seja uma menina.

Se a futura mãe fizer um ultra-som já poderá ver os bracinhos e perninhas do bebê, com seus dedos claramente visíveis. Os braços do bebê estão mais flexíveis e se dobram nos cotovelos, os pulsos estão mais desenvolvidos e os tornozelos já se formaram. Ao fim da nona semana de gestação, as estruturas internas dos ouvidos do seu filhote estarão concluídas.

Embora ainda não dê para identificar o sexo do bebê pelo ultra-som, os órgãos genitais começaram a se formar. Aguarde duas semanas e já será possível descobrir o sexo do seu bebê.

 

A futura mamãe na nona semana de gestação

Já na nona semana de gestação, a placenta está suficientemente desenvolvida para assumir o papel de produção dos inúmeros hormônios que seu corpo precisa. Essa sobrecarga de hormônios pode te deixar cansada e enjoada, além de outros sintomas. Muitas mulheres têm fortes dores na cabeça e/ou nas costas, como a causada pelo nervo ciático. Os hormônios também criam o ambiente perfeito para o surgimento da candidíase. Procure cuidar bem da sua área vaginal e lavar com sabonete específico.

A dica para a futura mãe é descansar sim, mas também se movimentar para ter energia. Além dos benefícios que conhecemos, fazer exercícios físicos te ajudará numa recuperação mais rápida e saudável após o parto. Procure auxílio e escolha uma atividade que te agrade e não seja perigosa para a sua gravidez.