Gravidez Semana a Semana

Saiba quais são as fases do parto e o que ocorre em cada uma

Por Redação Fortíssima 25/12/2015

O nascimento de um filho é uma experiência especial, geralmente diferente para cada mulher. Não há maneira de prever como ele será, mas é possível conhecer as fases do parto e o que esperar em cada uma delas. Esse é o momento em que seu corpo se prepara para dar à luz e que muitas mudanças podem acontecer.

fases do parto shutterstock doutissima

Primeiros sintomas podem variar de mulher para mulher, mas há alguns comuns a todas. Foto: iStock, Getty Images

Sinais do trabalho de parto

A data do parto está próxima? É comum nessa época começar uma certa ansiedade. Você provavelmente notará algumas mudanças em estágios mais avançados da gravidez, todas sinais de que o grande dia está chegando – mais corrimento vaginal e contrações de Braxton Hicks mais frequentes, por exemplo.

Os primeiros sintomas podem variar de mulher para mulher, mas há alguns comuns a todas. Dentre esses últimos estão a expulsão do rolhão mucoso, líquido gelatinoso e rosado, e o rompimento da bolsa.

O rompimento da bolsa é capaz de ocorrer em forma de gota ou jato de líquido amniótico. Aliás, pesquisadores da Universidade do Texas já descobriram que as células do líquido amniótico transportam sinais significantes sobre quando a gestante está prestes a entrar em trabalho de parto.

É possível ainda sentir dores nas costas semelhantes à cãibra pré-menstrual, bem como contrações fortes e regulares. Quando isso ocorre é bastante provável que você esteja superando as fases iniciais e entrando em trabalho de processo de parto ativo.

O que esperar das fases do parto

Costuma-se dividir o parto em três etapas. Veja o que muda em cada uma delas:

  • Primeira etapa

Subdivide-se em três fases. A fase latente é caracterizada por contratações a cada 20 minutos e começo da abertura do colo do útero – cerca de 3 cm. É possível seguir a rotina normal, mas aconselha-se ficar em casa até que as contrações se tornem mais fortes.

A fase ativa é marcada por contrações mais fortes e frequentes – a cada 3 ou 4 minutos, com duração de 60 a 90 segundos. O colo do útero segue se abrindo – e a dilatação deve chegar a 10cm. É hora de ir para a maternidade, sendo importante concentrar-se na respiração e fazer uso de técnicas de relaxamento.

A fase de transição é a última das três, e começa quando a dilatação do colo do útero chega a 8 cm. É nela que você pode começar a ter impulsos de empurrar o bebê. Pode ocorrer de nesse momento você necessitar de algum alivio para a dor.

  • Segunda etapa

Está na hora! É possível que leve alguns minutos ou até algumas horas para o bebê vir ao mundo – mas é nessa fase que isso acontece. Quando você estiver empurrando, tente não manter a tensão em seu rosto. Opte por posições diferentes até encontrar aquela em que se sinta melhor – cócoras, sentada, entre outros, converse com seu médico sobre isso.

  • Terceira etapa

Essa última etapa ocorre depois que o bebê já nasceu e normalmente dura pouco tempo. Após o nascimento a placenta deve se destacar naturalmente da parede uterina, seguindo o bebê para fora do canal de nascimento.

Nesse momento o médico irá verificar a placenta ou problemas que poderiam levar o útero a não se contrair adequadamente. A contração do útero após dar à luz é importante para retardar a hemorragia e curar a área.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!