Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Por Redação Doutíssima 18/02/2014

décima quinta semana de gestaçãoApós a notícia da gravidez, a principal emoção dos futuros pais está em descobrir se aguardam a chegada um menino ou de uma menina. Você está curiosa para saber o sexo do seu bebê? Então, as notícias são boas! Já à partir da décima quinta semana de gestação (até a décima oitava), seu médico já poderá identificar o sexo do bebê através de exames de ultra-som. Isso pode depender do desenvolvimento do seu bebê e principalmente da posição dele no útero. Quantas vezes já não escutamos histórias de grávidas que demoraram a descobrir o sexo do bebê porque ele estava de pernas cruzadas?!

 

O desenvolvimento do bebê na décima quinta semana de gestação

 

décima quinta semana de gestaçãoNa décima quinta semana de gestação seu bebê está pesando cerca de 70 gramas e já está com até 11 centímetros de comprimento. Seu bebê ainda é pequeno e leve, mas a mãe chega à décima quinta semana de gestação com cerca de 2 ou 5 quilos a mais. Isso é devido ao volume de sangue e o crescimento do útero.

À partir da décima quinta semana de gestação, seu médico poderá recomendar a realização de um exame chamado amniocentese, usado para detectar possíveis deformações do feto. Também pode ser feito exames para detectar se o bebê é portador da síndrome de Down entre outros. Esses exames são indicados para mulheres com mais de 35 anos ou que tenham histórico de problemas congênitos.

As unhas e as articulações do bebê já estão formadas e funcionam. Suas perninhas e bracinhos estão crescendo, esticando. À partir décima quinta semana de gestação, os pais já podem ter a bela notícia da descoberta do sexo do bebê. Isso depende do desenvolvimento de bebê a bebê, mas em geral o médico já poderá visualizar o saco escrotal do bebê durante a ultra-som, caso seja um menino.

 

A gestante na décima quinta semana de gestação

 

A barriga vai crescendo, você vai ganhando peso mas o bom é que os piores sintomas da gravidez ficam pra trás. Ao chegar na décima quinta semana de gestação, sua preocupação pode estar naturalmente mais focada no seu bebê que em você, mas saiba que é fundamental que você se cuide. Além de saudável, é importante que a gestante se sinta bonita e feliz. Tomar sol pela manhã é uma ótima atividade para te revigorar, estimular a produção de vitamina D no seu corpo e te deixar mais bonita com um leve bronzeado! Não se deixe abater pelo peso extra e faça exercícios físicos.

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação