Gravidez Semana a Semana

Quantos quilos engordar na gravidez? Confira o que é indicado

Por Redação Doutíssima 07/10/2015

É normal a mulher ganhar peso durante a gravidez, já que o corpo passa por transformações nesse período. Muitas delas não têm ideia de quantos quilos engordar na gravidez porque julgam que nessa etapa podem consumir o que quiser.

O problema é que a realidade não é bem assim, já que elas precisam cuidar da alimentação e ingerir a quantidade adequada de nutrientes, evitando problemas relacionados.

quantos-quilos-engordar-na-gravidez-Fortissima-iStock-Getty-Images

Ganhar muito peso durante a gravidez é capaz de afetar sua própria saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

Afinal, quantos quilos engordar na gravidez?

Quase metade de todas as mulheres grávidas ganham mais peso do que o recomendado durante a gravidez, segundo um novo estudo. A pesquisa publicada na revista Obstetrics & Gynecology analisou informações sobre mais de 44 mil mulheres que deram à luz a um único bebê entre 2010 e 2011.

 

As mulheres foram classificadas com base no seu índice de massa corporal (IMC), numa proporção de peso para altura. Os resultados mostraram que 20% das analisadas ganharam pouco peso durante a gravidez, e que quase 47% delas obtiveram peso excessivo nesse período.

 

A alimentação na gravidez é um assunto muito controverso porque muitas pessoas acreditam que é necessário comer por dois. Trata-se de um mito, já que é preciso uma dieta equilibrada para ajudar o bebê a obter os nutrientes de que necessita e crescer a um ritmo saudável. Mas quantas calorias extras que você realmente precisa?

 

A mulher grávida média precisa de apenas cerca de 300 ​​calorias a mais por dia do que ela consumia antes da gravidez. Isso irá ajudá-la a ganhar a quantidade certa de peso durante o período. Esse número é uma média e para sabê-lo com precisão é importante falar com o seu médico – ou seja, quantos quilos engordar na gravidez varia de mulher para mulher.

 

Geralmente, uma mulher com um peso médio antes de ficar grávida deve ganhar cerca de 10 a 15 quilos. Esse acréscimo de peso é gradativo: cerca de 1 ou 2 quilos durantes os três primeiros meses de gestação, e depois aproximadamente 450 g por semana durante o restante do período.

 

Caso sejam gêmeos, a expectativa é que o acréscimo de peso fique entre 15 a 20 quilos nessa fase. É especialmente importante ganhar a quantidade certa de peso nesses casos porque isso afeta o dos bebês. Em geral eles nascem de forma precoce e o maior peso ao nascer é importante para a saúde.

 

O que você come na gravidez é importante

Nas primeiras 12 semanas de gravidez é possível comer a mesma quantidade de alimentos que você comeria normalmente e depois adicionar mais algumas calorias. Entretanto, recorra a opções saudáveis e além disso beba água ao invés de bebidas açucaradas ou refrigerantes.

Ganhar muito peso é capaz de afetar sua própria saúde, aumentando a pressão arterial e o risco de complicações. Dentre elas estão diabetes gestacional, que acontece devido ao excesso de glicose no sangue durante a gravidez.

Além disso, o aumento da pressão arterial pode ser o primeiro sinal de pré-eclâmpsia. Embora a maioria dos casos sejam leves e não causem problemas, a pré-eclâmpsia também pode ser grave.

 

De toda forma, a gravidez não é o momento adequado para fazer uma dieta porque é capaz de prejudicar a saúde do bebê. O importante é comer de forma saudável e o necessário para o bom desenvolvimento do feto.

Por isso, é importante falar com seu médico e até mesmo consultar um nutricionista para que esses profissionais repassem orientações precisas para o seu caso.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!