Guia dos Dentes

Congresso mundial 2014 – O mundo inteiro preocupado com a saúde bucal

Por Redação Doutíssima 02/02/2014

?????????????????????????????????????????????????????????????

A promoção da saúde bucal, a saúde pública, o atendimento ao necessitado e às populações carentes estão cada vez mais fazendo parte das reuniões internacionais sobre odontologia e dos grandes congressos mundiais. Em 2014 teremos o congresso anual mundial de odontologia organizado pela FDI (federação dental mundial) e pela IDA ( Associação dental Indiana), um encontro espetacular e em um país realmente necessitado. O mundo inteiro está preocupado com a saúde bucal e vamos entender melhor essas duas entidades que lutam por uma real melhora na qualidade da saúde bucal mundial.

w-1

A FDI ou federação dental mundial/internacional, de acordo com a própria descrição do seu site:

“Serve como um corpo principal representante para mais de um milhão de dentistas em todo o mundo, promovendo o desenvolvimento de políticas de saúde e programas de educação continuada, falando como uma voz unificada para odontologia na advocacia internacional e apoiar as associações membros em atividades de promoção da saúde bucal em todo o mundo. Ao longo dos anos, tem desenvolvido programas, iniciativas, campanhas políticas e congressos, sempre com vista a ocupar um espaço único e sem fins lucrativos.

  • Funciona nos níveis nacionais e internacionais através de suas próprias atividades e as de seus membros. Possui ligação direta com instituições oficiais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e membro do Mundo Profissionais de Saúde Alliance (WHPA).
  • Liderando o mundo para a saúde bucal ideal
  • Possui como missão: ser a autoridade profissional, a voz de todo o mundo, independente da odontologia. Promover a saúde bucal e geral ideal para todos os povos. Para promover os interesses das associações-membro e seus membros. Para avançar e promover a arte, a ciência e a prática da odontologia.

w-4

 

A Associação Dental indiana (IDA) é uma voz autoritária, independente e reconhecida de profissionais de odontologia na Índia. Comprometidos com a saúde oral pública, ética, ciência e avanço de profissionais da área odontológica por meio de suas iniciativas em defesa, educação, pesquisa e desenvolvimento de normas.

Uma autoridade em saúde oral que busca atender às necessidades e expectativas do público. Reconhecemos, que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral e bem-estar. Portanto, tem como objetivo, levar a nação à saúde bucal ideal. Junto com isso, comprometidos com a excelência dental e o avanço de profissionais de odontologia.

Tem como visão: a visão da associação é melhorar a saúde bucal e qualidade de vida e alcançar a “‘saúde bucal nacional ideal para todos “até 2020. Tem também como objectivo representar a profissão de dentista e membros de suporte na prestação de assistência integral e de qualidade em saúde bucal.

w-3

Já no que diz respeito à sua missão: 

  • Apoiar novas inovações científicas para atender às necessidades de mudança da sociedade e promover o bem-estar da nação.
  • Prevenir doenças bucais, através da promoção da saúde bucal através da conscientização e disseminação de informações.
  • Realização de Educação Continuada Dental (CDE) e programas de desenvolvimento profissional para garantir um número adequado de profissionais de talentosos, qualificados e odontológicos.
  • Coordenar e auxiliar científicos e investigação relacionada com atividades entre todos os setores da comunidade odontológica.
  • Promover a transferência atempada dos conhecimentos adquiridos a partir de pesquisa para melhorar a saúde pública, formação de profissionais de saúde bucal e os decisores políticos.

Precisamos abrir nossos olhos para novas maneiras de pensar e aplicar a saúde bucal na odontologia. Lógico que é muito importante a criação e investimento em novas tecnologias, em equipamentos de luxo ou que proporcionem maior conforto para os pacientes com alto poder aquisitivo. Não podemos esquecer dos que não podem pagar e nunca poderão fazer um implante para poder comer direito, esses sim estão carentes de nós e do nosso conhecimento.