Guia dos Dentes

Higiene bucal de A à Z

Por Redação Doutíssima 04/07/2013

higiene bucal-1

Qual o jeito certo de escovar os dentes? Escovo muito meus dentes mais continua me dando cárie e inflamações na gengiva, o que estou fazendo de errado? Posso usar bochecho com álcool, sem álcool, com coloração ou neutro? Quantas vezes ao dia preciso escovar os dentes? Qual a importância da higiene bucal?

higiene-3

Essas são algumas das questões frequentes sobre higiene bucal e hoje vamos bater um papo sobre todas essas questões que nossos leitores apresentam.

Temos que entender que existem várias formas de escovação dentária, vou dar o passo a passo da que considero mais eficaz e para todas as idades:

1-      Colocar pasta na escova, algo em torno de uma gota grande para os grandes e uma gota pequena para os pequenos

2-      Começar com movimentos rotatórios(bolinha) em toda a superfície externa do dente(entre o dente e a bochecha) cerca de 10 movimentos por cada região de 2 dentes

3-      Escovar fazendo um vai e vem(trenzinho) na região aonde os dentes mordem, região oclusal, lembre-se que tem que fazer dos dois lados embaixo e nos dois lados em cima

4-      Faça os movimentos de expulsão(vassourinha), da gengiva para a ponta do dente e toda a parte interna dos dentes, perto do céu da boca e da língua

higiene-2

5-      Nessa fase se torna importante escovar a língua, cerca de 10 passagens de escova ou de limpador língua

6-      Finalizamos com bochecho somente com água para tirar o excesso de pasta dental

7-      Em alguns casos pode-se usar diariamente o enxaguatório bucal(enxaguante bucal) que existem nas mais diversas marcar e sabores

cuidado com o mau hálito: tenha sempre uma boa higiene bucal.

Essa é a sequência que eu recomendo para uma limpeza completa da cavidade bucal, de forma relativamente rápida e muito eficaz para a higiene bucal ser mantida. Após alguns dias de treinamento, você já terá memorizado essa sequência de escovação e poderá fazer rapidamente e com eficácia.

saiba mais: Sobre dentes sensíveis.

Não esqueça que deve escovar os dentes sempre após as refeições principais e caso coma entre as refeições, terá que escovar após os lanches também, principalmente se a alimentação for com muita quantidade de açucares(principais causadores da cárie).

Ao longo do dia, alimentos como a maça são aliados na limpeza da cavidade bucal, chicletes sem açúcar também auxiliam na remoção de alimentos retidos e manutenção da higiene bucal.

higiene-5

Infelizmente apenas uma minoria da população mundial faz uso do fio dental e não percebe a grande importância do mesmo na limpeza de espaços aonde a escova dental não alcança e sem isso a higiene bucal não se faz com grande abrangência.

higiene-4

O necessário para ter uma boa saúde bucal é muito pouco e fácil de executar ao longo do dia, basta um pouco mais de paciência e compromisso do paciente com a sua saúde bucal.

veja também: como fazer a higiene bucal dos dentes do seu bebê

assinatura_DR_DIEGO-LINS4