[the_ad_group id="16403"]
Especialidades

Alimentos que te ajudam a dormir bem

Por Redação Doutíssima 04/02/2014

Triptofano, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B. Eles se parecem com ingredientes mágicos e em parte eles são, porque um dos princípios nutricionais diz que, se presentes em quantidades adequadas em nossa dieta, essas vitaminas ajudam a promover o sono. Confira quais são os alimentos ricos nessas nutrientes e durma bem!

dormir1

Macarrão: O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor que promove o bem estar físico e mental e garante um bom descanso. Para obter um boa reserva desse nutriente, coma um bom prato de macarrão no jantar. É importante tentar não exagerar na quantidade e no molho, caso contrário a refeição fica rica em gordura, a digestão fica difícil e terá o efeito oposto.

 

pao-cereaisPães, cereais, arroz e cevada: Como você viu, o triptofano é muitas vezes uma qualidade dos hidratos de carbono, de modo que o pão (melhor se for integral) e cereais também são aconselhados. Outra alternativa é o arroz, famoso por ser rico em triptofano, mas também em vitamina B6, que aumenta a absorção deste aminoácido importante. O mesmo se aplica para a cevada.

 

Leguminosos e ovos: Apesar de ótimos, os carboidratos não são os únicos alimentos que contêm triptofano. Também podemos encontrar esse nutriente em leguminosas como, por exemplo, o feijão. Só não vale comer feijoada e esperar dormir e ter sonhos encantados. O mesmo acontece com os ovos. São ótimos alimentos para te ajudar a dormir bem. Prefira-os cozidos, para minimizar o uso de azeite e facilitar a digestão.

 

salPeixe: O peixe também contém uma grande quantidade de triptofano, especialmente as sardinhas. Outras espécies, tais como salmão ou atum, são ricos em vitamina B6, essencial para a produção de melatonina, o hormônio que induz ao sono. Jantar esses peites vai te ajuda a dormir bem.

 

Leite: A tradição de um copo de leite morno antes de ir para a cama faz todo o sentido. Em primeiro lugar, o leite também contém triptofano, em segundo lugar, beber leite reduz a acidez gástrica, em terceiro lugar, o leite contém cálcio e magnésio, relaxantes musculares naturais, ou seja, relaxa os músculos e reduz o nervosismo.E para aqueles que são intolerantes à lactose, leite de soja também é válido. Claro que produtos láteos como o iogurte também são boas opções.

 

Espinafre: O espinafre contêm magnésio, é rico em clorofila, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico, todas as substâncias que promovem o relaxamento muscular.

 

banana_400Banana: Os atletas sabem bem que as bananas são ricas em potássio e, portanto, são úteis no combate as cãibras musculares. Mas a ação relaxante muscular do potássio também é importante para dormir bem. Além disso, essa fruta habitual na dieta do brasileiro também é rica em vitamina B6.

 

Chocolate: Pode não ser o melhor para a dieta, mas um pouco de chocolate pode “fazer milagres” se você tem problemas para dormir. Ele é rico em magnésio, vitaminas do complexo B, melatonina e antioxidantes importantes. Ele tem um efeito relaxante e estimula a produção de endorfinas, dando uma sensação de bem-estar e bom humor. Isso não significa que temos de comer um comprimido inteiro, especialmente desde que poderíamos obter o efeito oposto. Um bombom é suficiente, 20 gramas ou menos.


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]