Especialidades

Você já ouviu falar da contratura isquêmica de Volkmann? Saiba o que ela pode causar

Por Mayara Pinheiro 03/04/2014

Doença é causada pela não restrição adequada do fluxo de sangue para o antebraço, o que danifica nervos e músculos. Saiba mais sobre a síndrome de Volkmann 

Volkmann

A contratura isquêmica de Volkmann, também conhecida como síndrome do compartimento e/ou síndrome de Volkmann, é quando não se restringe o fluxo de sangue para o antebraço. Esta restrição é muitas vezes o resultado de aumento de volume que pode danificar os nervos e músculos do antebraço. Isso pode levar a deformidades no punho, mão e dedos.

A doença pode levar a graves danos ao seu braço se não for atendido rapidamente. Nos casos moderados, fisioterapia pode ser útil para aumentar o fluxo de sangue e diminuição da expansão, no entanto, esta condição pode requerer cirurgia. Fisioterapia, então, formar uma parte da reabilitação, o que lhe permite recuperar a mobilidade e força em suas mãos, dedos e antebraço. Não tente qualquer exercícios de fisioterapia, ao menos que este tenha sido indicado pelo seu fisioterapeuta.

Causas e sintomas da contratura de Volkmann

volkmannQuase qualquer lesão traumática do braço tem o potencial de se desenvolver para esta condição, no entanto, o culpado mais comum em crianças é uma fratura no cotovelo. Também poderá ocorrer quando um antebraço for esmagado, fraturado, queimado, distúrbio hemorrágico, injeções de alguns medicamentos aplicados no antebraço ou mordida de animal.

O quadro clinico apresenta: 

• Dor (primeira manifestação), especialmente acentuada pelo alongamento passivo;

• Palidez;

• Ausência de pulso;

• Parestesias (formigamento);

Paralisia.

Resultados que irão comprovar a contratura de Volkman: 

– O pulso estará em flexão palmar;

– A dor ocorrerá com o alongamento passivo do flexor dos dedos;

– A palpação da região afetada criará dor persistente;

– É possível que não sinta pulsações por conta do punho estar inchado;

Também existem limitações neurológicas visíveis a partir dos músculos que comprimem as vias neurais, haverá uma sensação de formigamento (parestesia);

Prevenção e Tratamento

Para evitar uma contratura isquêmica de Volkmann, mantenha seu braço elevado após a lesão. Isto reduz a probabilidade de inchaço no antebraço. Quando essa condição ocorre, você deve ter tratamento imediato, porque um nervo que é comprimido por mais de 12 a 24 horas podem sofrer danos irreparáveis.

O tratamento pode envolver fisioterapia com uso de talas dinâmicas em casos suaves para aliviar o inchaço e manter a amplitude de movimento. No entanto, o tratamento dos casos mais agressivos envolve uma cirurgia para reduzir o inchaço e melhorar a função do pulso danificado, mãos e dedos.

A recuperação

O objetivo da fisioterapia com esta condição é melhorar a força muscular e mobilidade articular. A recuperação total de contratura isquêmica de Volkmann muitas vezes é possível em casos leves, no entanto, a fisioterapia é freqüentemente necessária para melhorar a amplitude de movimento e funcionamento do punho, mão e dedos. Em casos mais graves, a recuperação total pode não ser possível, mesmo com extensa fisioterapia.

Se o braço está imobilizado, o foco da fisioterapia precoce pode ser educativo, incentivando você a manter seu braço elevado e gentilmente mover seu punho, mão e dedos, tanto quanto você puder. Uma vez que o braço já não está imobilizado, o fisioterapeuta pode prescrever exercícios de alongamento suaves, terapia de calor e exercícios ativos que visam aumentar a amplitude de movimento e força.

 

Saiba mais:

Lesão no manguito rotador: o que é isso?

LCA – Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Como curar lesões

Como proteger seu joelho das lesões do esporte

UFC: quais são as lesões mais comuns para os atletas de MMA

Ginástica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

Não somente os profissionais: entenda como acontecem as lesões no tendão de aquiles e como tratar