Especialidades

Feridas na vagina: conheça as causas e o que podem sinalizar

Por Redação Doutíssima 29/07/2015

Pequenos problemas genitais podem aparecer na mulher por causa da depilação, atrito pelas roupas e outras situações corriqueiras. Para esses casos, o tratamento costuma ser simples e eficaz. No entanto, feridas na vagina geralmente indicam algo mais sério, principalmente se acompanhadas de desconforto, corrimento, coceiras e dores durante o ato sexual.

 

Quando as lesões não surgem em função do atrito intenso da relação sexual ou uso de materiais justos na região genital, possivelmente indicam doenças como herpes e infecção pelo papilomavírus humano. Saiba o que provoca feridas na vagina e descubra como evitar que elas apareçam.

feridas na vagina

HPV e dermatites podem causar feridas e desconforto na região genital feminina. Foto: iStock, Getty Images

 

O que provoca as feridas na vagina?

As principais causas de feridas na vagina estão relacionadas com doenças sexualmente transmissíveis, infecções virais, bacterianas e micoses. Além dessas, dermatites e outros problemas de pele podem causar irritação, bem como o próprio contato com materiais têxteis. Saiba o que pode provocar as lesões e incômodos nas genitais.

 

1. HPV

 

Provocada pelo papilomavírus humano, essa doença é transmitida pelo sexo e se manifesta por meio de verrugas que surgem na vagina, na vulva, no ânus, no colo do útero, na boca ou na garganta.

 

2. Herpes

 

Causada por vírus, o herpes é uma infecção viral que provoca o aparecimento de bolhas ao redor dos lábios e na vagina. Pode se espalhar para outras partes do corpo.

 

3. Vulvovaginite

 

Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, parasitas, alergia, falta de higiene e contato com produtos químicos. É uma inflamação da vulva e da vagina bastante comum, que afeta mulheres de todas as idades e tem causas variadas. Além das lesões, costuma apresentar corrimento vaginal.

 

4. Dermatite atópica

 

Doença crônica de pele que se manifesta por erupções que coçam. É mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos, não se descartando feridas na vagina.

 

5. Dermatite de contato

 

Reação inflamatória da pele após a exposição a substâncias que provocam irritação ou alergia, causando erupções cutâneas, coceiras, vermelhidão e descamação.

 

6. Sífilis

 

Doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode causar feridas na vagina, principalmente nos sintomas iniciais. Se não for tratada, leva a problemas neurológicos, aneurismas e aumenta as chances de infecção por HIV.

 

7. Abcesso

 

Acúmulo de pele de cor rosa ou vermelho escuro que pode ser sentido ao toque. Dentro das feridas há pus e detritos.

 

8. Atrito

 

Tanto durante a relação sexual como através do uso de roupas apertadas ou má postura em bancos de bicicleta, a vagina pode ser lesionada e formar feridas.

 

feridas na vagina 

Como prevenir as feridas na vagina

Cada situação que manifesta lesões nas genitais requer um tratamento específico, portanto assim que elas aparecem, é fundamental procurar um médico. No caso das mulheres, o ginecologista estabelece um diagnóstico primário, que pode ser confirmado com outros especialistas.

 

O primeiro passo para impedir que as feridas se manifestem é a higiene íntima cuidadosa. Lavar bem a região genital com sabonete específico ou neutro secando-a bem após a limpeza, evita que sujeira se acumule no local.

 

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, ligado ao Ministério da Saúde, garante que para prevenir o surgimento de feridas, é imprescindível o uso de preservativos em todas as relações sexuais.

 

A camisinha evita contágio por fungos, vírus e bactérias transmitidas entre os parceiros. Além disso, ajuda no controle familiar, evitando que a mulher engravide.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!