Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana : décima primeira semana de gestação

Por Redação Doutíssima 05/02/2014

décima primeira semana de gestaçãoOnze semanas, você e seu bebezinho chegaram lá! Nessa décima primeira semana de gestação a mãe já notou um pesinho extra, a cintura arredondada e até mesmo a barriguinha que começa a crescer. Seu médico e mesmo você já podem sentir o útero pelo toque externo pois seu útero está acima dos ossos da pelve. Pode ser que já apareça na sua barriga uma linha vertical escura. Ela vai te acompanhar até o fim da gestação. Saiba mais sobre a décima primeira semana de gestação.

 

O desenvolvimento do seu bebê na décima primeira semana de gestação

Seu filhinho já está com todo seu corpo formado, até mesmo os dentes e as unhas estão prontas. Na décima segunda semana de gestação, o feto já mede 4 centímetro. Cada dia ele vai crescendo mais, já que agora está totalmente formado e só precisa esticar. Ele tem uma rotina agitada, esticando e se movimentando. De repente você ainda não sente, mas ele chuta muito e seus movimentos, se observados, parecem uma dança aquática.

Captura de tela 2011-02-19 às 16.39.06

As mãos e os pés do seu filho estão formados com os dedinhos já todos separados. Agora, seu bebê precisa crescer e se fortalecer, recebendo todos os nutrientes que ele precisa ao longo dos próximos seis meses. Isso será a primeira maneira da mãe alimentar seus bebê e deixá-lo forte, ela deve cuidar da sua alimentação.

Entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, seu médico pode sugerir que você faça o exame de translucência nucal por ultra-som. Esse exame pode detectar sinais de problemas genéticos no bebê.

 

As transformações no corpo da gestante na décima primeira semana de gestação

Nessa período da gestação, algumas grávidas passam por sintomas como perceber que seus cabelos e suas unhas estão crescendo muito mais rápido do que em qualquer semana anterior. Do mesmo modo, algumas grávidas presenciam o fenômeno de excesso da produção de saliva. Isso pode te levar a ter o hábito de cuspir. Mas do que algo que você consiga controlar, cuspir é uma necessidade. Você também pode sentir muitas dores de cabeça na décima primeira semana de gravidez. Elas ocorrem devido às mudanças nos níveis hormonais.

Lembre-se que nem todos os sintomas que mencionamos são regras para todas as gestantes. Algumas grávidas podem sentir coisas diferentes e ter uma gravidez totalmente diferente da normal. Você pode até mesmo não sentir nenhum sintoma comum. O mais importante é ter acompanhamento médico e procurar auxílio sempre que você achar que algo muito estranho esteja acontecendo.