Gravidez Semana a Semana

Gravidez semana a semana: décima nona semana de gestação

Por Redação Doutíssima 26/02/2014

décima nona semana de gestaçãoSeu bebê e você estão avançando e já conquistaram a décima nona semana de gestação. Essa semana pode apresentar características curiosas. Por exemplos, algumas grávidas percebem que sua pele está produzindo uma espécie de creme. Pode parecer um pouco estranho ou nojento para algumas, mas a explicação é simples: por volta da décima nona semana de gestação, sua pele vai começa a produzir o vernix caseosa. Essa substância cremosa é feita de óleos expelidos pela pele, pelas células mortas e pela camada de pelos finos que cobrem o corpo. É este óleo que protege seu bebê dos efeitos de flutuar no líquido amniótico. Essa substância costuma desaparecer antes do nascimento, porém quando o bebê nasce prematuro, ele está coberto pelo vernix.

 

O bebê na décima nona semana de gestação

 

O crescimento do bebê é notório a cada semana. Na décima nona semana de gestação ele mede cerca de 15 centímetros da cabeça até o bumbum e já pode estar pesando até 240 gramas. Os órgãos do bebê estão trabalhando. Por exemplo, os rins do seu filho produzem urina pois ele começa a engolir líquido amniótico. O rostinho do bebê e suas características faciais estão ganhando detalhes. Essa semana é a vez dos cabelos do bebê começarem a aparecer.

Quanto ao cérebro do bebê, a décima nona semana de gestação marca um enorme desenvolvimento sensorial. É que cada área do cérebro especificamente ligada aos sentidos (paladar, visão, tato,audição e olfato) está produzindo muitos neurônios e se desenvolvendo nessa semana.

décima nona semana de gestação

As células nervosas do seu bebê vão aumentar de tamanho e fazer conexões mais complexas, contudo a produção total dessas células diminui na décima nona semana de gestação. Uma curiosidade: se você estiver grávida de uma menina, ela já possui cerca de 6 milhões de óvulos em seus ovários! Esse número cai para 1 milhão perto do nascimento.

 

A futura mamãe na décima nona semana de gestação

 

No final da décima nona semana de gestação, você poderá comemorar a entrada na segunda metade da sua gravidez. Nesse período seu útero já está bem grande, chegando até o umbigo, mas ainda deve crescer por volta de um centímetro por semana.

Os movimentos do bebê no seu útero começam a ficar mais fácies de identificar. Nessa semana você vai começar a notar a diferença entre um chute e uma cambalhota. E nas próximas semanas, seu bebê vai aproveitar o espaço que ainda tem para brincar bastante. Após a 30ª semana o útero ficará muito apertado e ele não poderá mais se movimentar tanto.

Para que você entenda porque ganhou tanto peso até a décima nona semana de gestação, calcule: 200g do bebê, 170g da placenta, 320g do líquido aminiótico, 320g do útero e 180g de cada seio! Fora isso, o corpo retem líquidos e armazena gordura. É mais do que natural ganhar alguns quilos.

 

Confira a série completa “Gravidez semana a semana”:

Gravidez semana a semana: primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: sétima semana de gestação

Gravidez semana a semana: oitava semana de gestação

Gravidez semana a semana: nona semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima primeira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima segunda semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima terceira semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quarta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima quinta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima sexta semana de gestação

Gravidez semana a semana: décima oitava semana de gestação