Gravidez Semana a Semana

Os principais cuidados das 12 primeiras semanas de gravidez

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Toda a gestação precisa de cuidados, porém as primeiras semanas de gravidez pedem uma atenção especial. É no primeiro trimestre, geralmente até a 14ª semana, que ocorre a maioria dos abortos espontâneos, e também a formação do cérebro e do coração do feto.

 

Para que mãe e bebê passem bem por essa etapa, é essencial o acompanhamento do pré-natal por um médico. As consultas devem começar assim que descoberta a gravidez, e ocorrer conforme a indicação médica (que geralmente é de uma consulta mensal até o sétimo mês e, após, duas) até o dia do parto.

semanas de gravidez

Cuidados no inicio da gestação traz saúde e tranquilidade para a mamãe e o bebê. Foto: Shutterstock

Alimentação nas primeiras semanas de gravidez

 

Na gestação é importante que a mulher mantenha hábitos alimentares saudáveis. Já nas primeiras semanas de gravidez, até pelo menos o quarto mês, é essencial que a mãe consuma alimentos ricos em ácido fólico.

 

Essa substância é essencial para a formação do sistema nervoso central do feto, e reduz em até 60% os riscos de má formação, como a anencefalia e a exposição da espinha, por conta de uma abertura na coluna.

 

O ácido fólico é encontrado em cereais e verduras com pigmentos verde escuro, como espinafre, brócolis e couve, e também em frutas cítricas, como a laranja.

 

A gestante precisa evitar o consumo de carnes vermelhas mal passadas e frutos do mar, principalmente os crus. Alimentos industrializados, gordurosos e com excesso de açúcar também não são recomendados.

 

Consumir chás, cafés, refrigerantes e outras bebidas que contenham cafeína, aumenta o risco do bebê nascer abaixo do peso indicado.

 

Nas primeiras semanas de gravidez é fundamental que a mãe pare de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas, pois o consumo pode causar atraso no crescimento do embrião, má formação, aborto, parto prematuro e diminuição do período de amamentação.

 

Medicamentos nas primeiras semanas de gravidez

 

Principalmente nas primeiras 14 semanas de gravidez é comum que as gestantes sintam náuseas e enjoos frequentes. Vômitos, fadiga, sono e outros desconfortos também são comuns nas mamães, entretanto, nenhum remédio deve ser ingerido sem antes consultar seu obstetra.

 

Estes sintomas são provenientes das alterações hormonais no corpo da gestante e, por isso, passam naturalmente. Receitas caseiras e sem o uso de produtos químicos, como ingerir alimentos gelados, são as mais indicadas para esses casos.

 

Contudo, se os sintomas forem constantes e fortes procure seu médico para que ele indique o melhor remédio para você e seu bebê.

 

Atividades nas primeiras semanas de gravidez

 

Nas primeiras 14 semanas de gravidez o mais indicado é que as mamães não pratiquem exercícios físicos além daqueles normais do dia a dia. Passado este período, caminhadas leves estão liberadas. Atividades mais pesadas só podem ser praticadas pelas mulheres que já as praticavam antes da gestação e, ainda assim, com autorização médica.

 

É indicado que esportes com contato físico, como o futebol, vôlei, basquete e handebol não façam parte da rotina das gestantes, bem como as corridas ou musculação.

 

As atividades mais recomendadas são as que envolvem água, como natação e hidroginástica. Algumas modalidades de dança também podem ser praticadas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!