Gestante

Seu bebê da 14 à 17 semanas de gravidez

Por Redação Doutíssima 07/02/2014

17 semanas de gravidez

Seu bebê de 14 à 17 semanas de gravidez

14 Semanas de gravidez:

Iniciando o segundo trimestre, os fetos começam a crescer em ritmos diferentes, alguns mais rápidos do que outros, outros mais lentamente. Apesar das diferenças nas taxas de crescimento, todos os bebês no útero seguem a mesma jornada de desenvolvimento.

Nesta semana, a jornada está levando o seu bebê, que está do tamanho de aproximadamente um punho fechado, em direção à posição correta à medida que o seu pescoço fica mais longo e a cabeça mais ereta. E em cima da linda cabecinha do seu bebê pode estar brotando um pouco de cabelo.

O cabelo das sobrancelhas também está se enchendo agora, assim como o cabelo do corpo, chamado de penugem. Não se preocupe, não é permanente. Esta cobertura cheia de penugem de cabelo está lá para manter o seu bebê aquecido por ora, como um cobertor peludo.

Como a gordura do bebê se acumula mais para o final da sua gestação, a maior parte daquele cabelo cairá, embora alguns bebês, especialmente aqueles que nasceram cedo, ainda tenham uma cobertura de penugem temporária no nascimento.

 

15 Semanas de gravidez:

O seu bebê, que mede 11,43 cm esta semana e pesa cerca de 56 gramas, está quase do tamanho de uma laranja. Parecendo-se cada vez mais com o bebê que você imagina em seus sonhos, suas orelhas estão posicionadas corretamente nas laterais da cabeça, e os olhos estão se movendo de um lado para o outro da cabeça e para a frente.

Agora o seu bebê tem a coordenação, força e inteligência para mexer seus dedos das mãos e dos pés e até mesmo chupar o polegar. Mas isso não é tudo o que o seu bebê pode fazer agora. Ele também pode respirar (ou pelo menos fazer movimentos respiratórios), chupar e engolir, tudo em preparação para a grande estreia e vida fora do útero.

E embora seja improvável que você sinta os movimentos do seu bebezinho esta semana, o seu bebê está certamente se exercitando, chutando, flexionando e movimentando os braços e pernas.

 

16 Semanas de gravidez

Com um peso colossal de cerca de 85 a 141 gramas e o comprimento (da coroa ao bumbum) de 10,16 cm a 12,7 cm, o seu bebê está crescendo rápido. Os músculos estão ficando mais fortes, especialmente os músculos das costas, que permitem que o seu bebezinho se endireite um pouco mais.

O seu bebê está cada vez mais adorável, com um rosto que tem olhos (completos com sobrancelhas e cílios) e orelhas nos lugares certos. E mais, esses olhos finalmente estão funcionando! Sim, é verdade: os olhos do seu bebê estão fazendo movimentos laterais e podem até mesmo perceber alguma luz, embora as pálpebras ainda estejam seladas.

O seu bebê também está ficando mais sensível ao toque. De fato, ele pode até mesmo se contorcer se você cutucar a sua barriga (embora você talvez ainda não possa sentir essas contorções).

 

17 Semanas de gravidez

Dê uma olhada em sua mão. Com 17 semanas de gravidez seu bebê tem o tamanho de um palmo agora, com um comprimento da coroa ao bumbum de 12,7 cm e um peso aproximado de 141 (ou mais) gramas. A gordura corporal está começando a se formar (a gordura do bebê, ou seja, a sua provavelmente está se formando rapidamente nesse tempo, também), mas o seu pequerrucho ainda é bem magro, com a pele praticamente translúcida.

Com 17 semanas de gravidez, o seu bebê está só praticando, praticando, praticando em preparação para o nascimento. Uma habilidade importante que o seu bebê está afiando agora: sucção e deglutição, para se preparar para a primeira (e segunda … e terceira) mamada no peito ou na mamadeira.

A taxa de batimentos cardíacos do seu bebê é regulada pelo cérebro (não mais batimentos espontâneos) e cronometrados em 140 a 150 batimentos por minuto (praticamente duas vezes o seu próprio batimento cardíaco).