Alimentação infantil > Filhos

O que fazer quando a criança não quer comer frutas e legumes

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

Não é fácil fazer com que as crianças comam frutas e legumes. Somente ao ver uma cor verde no prato, a criança geralmente não quer nem experimentar. Quando a criança não quer comer saudavelmente, os pais acabam se descabelando para encontrar uma solução. Começam as negociações na mesa e a hora da refeição, que era para ser um momento de celebração e paz no dia, se torna uma guerra.

criança não quer comer

A razão de muitas crianças não quiserem comer legumes e frutas é ligada com o capricho e gosto pessoal de cada uma, as características dos alimentos também se tornam pouco apetecíveis para elas. O estômago das crianças é pequeno e pede por muitas calorias em pouco volume, as frutas e legumes são exatamente o contrário, muito volume de fibra e poucas calorias.

Há também os aspectos nada atrativos nos alimentos, como, por exemplo, o cheiro forte do espinafre, da couve ou do brocólis. Não é tarefa fácil fazer com que os alimentos preferidos das crianças sejam os legumes e frutas, mas com alguns truques podemos fazer com que elas comam.

 

Sua criança não quer comer frutas e legumes? veja algumas dicas:

 

criança não quer comer

  1. Se a criança não quer comer frutas e legumes, coma você muitas frutas e legumes. Para que a criança se motive a comer os alimentos saudáveis é preciso que no ambiente familiar é consumido frutas e legumes regularmente.
  2. Não transforme nunca a sobremesa como um fator de negociação para que as crianças comam os legumes na hora da refeição. Com essa atitude, ela vai internalizar a idéia de que os legumes são um castigo e os doces são um prêmio.
  3. Não adianta forçar a criança para comer todas as frutas e todos os legumes existentes. Aos poucos vá observando quais alimentos a criança não quer comer e quais ela prefere.
  4. Tente incluir legumes “doces”como as ervilhas, o milho, cenoura, a abóbora, etc. Sempre em pequenas quantidades e como guarnição da refeição. O mesmo com as frutas, sirva um par de pedaços de maça ou de pêra em vez da fruta inteira.
  5. Seja criativa com os pratos! Sirva os alimentos de forma divertida, as cores e formas dos legumes permitem um jogo de desenho no prato com caras, paisagens e formas geométricas.
  6. Você pode ir mais além ainda e cozinhar pratos com legumes, como pizzas com legumes, sanduíches com salada, etc.
  7. Se a criança não quer comer fruta de jeito nenhum, você pode tentar outras formas.Uma delas é através da compota, se for caseira melhor ainda. Embora ela venha embalada e com açúcar, a compota possui uma grande percentagem de fruta.
  8. As frutas são práticas de carregar para todo o lado e fazem um lanche saudável. Quando for passear, leve frutas com você. Quando a criança pedir algo, entregue-a a fruta. No início a criança não quer comer e irá se queixa, mas quando ver que não há outra opção, acabará comendo.
  9. Outra idéia é adicionar legumes picados e ralados em molhos, sopas ou como recheio de empanados como croquetes, canelones e lasanhas. Quando as frutas e legumes estão camufladas, a chance das crianças comerem e nem perceberem são maiores.

Saiba mais:

5 Maneiras de consumir 5 porções de frutas e hortaliças por dia

A importância das frutas no seu dia a dia

Receita de fim de semana: Tortinhas de fruta

Ideias criativas para fazer as crianças gostarem de vegetais

Como ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos

10 Coisas que você precisa saber sobre a alimentação infantil

10 Mitos e verdades sobre a alimentação infantil