Alimentação infantil

Opções saudáveis equilibram o cardápio para festa infantil

Por Redação Doutíssima 06/06/2015

Bolo, salgadinhos e docinhos. Esses, geralmente, fazem parte do cardápio para festa infantil. Mas em uma época de preocupação com o que se come, preparar ou comprar alimentos saudáveis para esse momento tão especial pode ser importante para a saúde da sua família e dos seus convidados.

Como montar um cardápio para festa infantil

Um cardápio para festa infantil saudável é uma boa opção para incentivar as crianças a comerem melhor. Atualmente, a taxa de obesidade infantil é alta. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um levantamento em 2013 sobre esse assunto. Constatou-se que 15% das crianças entre cinco e nove anos estão obesas.

cardapio para festa infantil

Doces podem ser substituídos por opções saudáveis em festas de aniversário. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, usando a criatividade e escolhendo os ingredientes adequados, a próxima festa do seu filho pode ser mais saudável. As outras mães vão lhe agradecer.

Para começar a pensar no cardápio para festa infantil saudável, o primeiro passo é substituir as frituras, como as bolinhas de queijo e as coxinhas, por exemplo. A pipoca pode ser preparada com menos óleo e com uma quantidade reduzida de sal.

A saída pode ser os sanduíches naturais. A criatividade fica por conta dos formatos diferentes do pão. Opte por recheios saudáveis. Esfihas de frango, carne ou peixe e ricota também são ótimas ideias. A dupla queijo e tomate cereja pode se apresentar em palitos dando um ar divertido.

E como um cardápio para festa infantil não pode ser montado sem doces, que tal manter o queijo no palito, mas ao lado de cubinhos de goiabada? Corte as frutas em pedaços bem pequenos e aproveite as cascas de limão ou laranja para fazer as vezes de potinhos para a salada de frutas.

Outra ideia para as cascas é preparar gelatina. Use gelatina sem sabor com suco natural de frutas. Se for verão, elas ainda vão muito bem em forma de picolés naturais. Caso não queira oferecer algo tão gelado, ofereça-as no palito, cortadas em formatos diferentes, para que sejam mergulhadas no iogurte natural antes de irem à boca.

Outros itens no cardápio para festa infantil

As bebidas também podem fazer parte de um cardápio para festa infantil saudável. Esqueça os refrigerantes e invista em sucos naturais de frutas da estação. Sirva ainda chás, que podem ser quentes ou gelados, e iogurtes de frutas. Sim, elas são as melhores opções de alimentação saudável, em qualquer ocasião.

Novamente, a criatividade pode ser uma das suas grandes aliadas. Utilize embalagens divertidas, copos, garrafinhas e canudos coloridos. Isso, por si só, já vai atrair a atenção da criançada.

Mas e a estrela da festa, o bolo? É possível que ele seja preparado de forma muito saudável. Basta escolher os ingredientes certos. O bolo pode ser à base de laranja, cenoura ou maçã, decorado com outras frutas, de preferência as da estação e bem acessíveis, além de estarem mais em conta.

E uma dica importante, deixe que seu filho participe dessa organização e, à medida em que for montando o cardápio, explique a ele a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Permita que ele lhe ajude e faça parte da construção e execução das ideias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!