As duas expressões são usadas no cotidiano como sinônimos, mas são muito diferentes para o nosso organismo. Entenda melhor e não se engane mais!
Primeiramente, devemos compreender que o corpo humano possui peso de todas as partes que o constituem: ossos, músculos, órgãos e tecidos, sangue, gordura, cabelo…qualquer um deles que diminuir, por algum motivo abaixará o peso na balança. Por exemplo, se almoçarmos e logo em seguida subirmos na balança, estaremos certamente mais pesados. Se após pesarmos, ficarmos 8 horas sem beber ou comer, perderemos aproximadamente 1% do peso. Não em gordura, mas na verdade desidratando.
Portanto, perdemos peso de diversas maneiras, mas em nenhuma delas a calça jeans ficará mais larga. Para isso, devemos perder GORDURA.
Entenda a diferença entre perder peso e emagrecer
Exemplo 1: aumentar 2 kg de massa muscular e perder 1 de gordura. A balança marcará 1 kg a mais, mas na realidade emagrecemos e a calça ficará mais larga.
Exemplo 2: Suponha que alguém, no cotidiano, sempre ficava horas sem comer durante o dia e começou a fazer lanches de manhã e à tarde. Não fazia caminhadas e começou a fazer. Não bebia água e passou a beber mais. Resultado: 1 kg a mais devido aos músculos se tornarem mais pesados pela diminuição da perda proteica em jejum, 1 kg a mais de sangue pela atividade física e pela água além de mais 1 kg de estoque de glicogênio hepático e muscular causado pela atividade física e pelos lanches = 3 kg a mais. Para não aparecerem na balança, você deverá perder também 3 kg de gordura.
Todos que iniciam uma atividade física tendem a aumentar o peso por causa das adaptações metabólicas, como o aumento do volume de sangue e do estoque de glicogênio. Mas isso, na maioria das vezes não é notado, pois ocorre também uma maior queima de gordura e diminuição do tecido adiposo.
Exemplo 3: se você beber uma garrafa de água de 500 ml ou de qualquer outro líquido estará, logo em seguida, 500 g mais pesado. É como se subisse na balança segurando a garrafa. Mesmo com maior peso, você não engordou.
É muito comum perder medidas, emagrecer e a balança nem mexer. Portanto, a melhor maneira de você verificar se está realmente está emagrecendo é observar as SUAS ROUPAS. Sei que muitos vão se preocupar com os quilinhos, mas repare sempre nas medidas. São elas que realmente importam.
Se suas roupas, principalmente a calça jeans, estiverem ficando cada vez mais largas mas você não estiver perdendo peso, ótimo! Isso significa que você está perdendo gordura e preservando o metabolismo alto. Ficará, então, mais difícil engordar novamente. Não vibre com os números diminuindo na balança, e sim com suas roupas vestindo cada vez melhor!
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Sucos para emagrecer: conheça os 10 mais saborosos e que ajudam a perder peso
Após susto com o peso, mineira de 43 anos muda hábitos e perde 22 kg
Pesquisa diz que sobrepeso sem risco é mito
Gorda ou Magra: o debate do peso – saiba mais
Fora o estilo de vida, metabolismo e genética também interferem no peso
Jessica Simpson fala sobre a sua volta ao Vigilantes do Peso