Medicamentos > Métodos Contraceptivos

Hora de tirar suas dúvidas: Saiba como funciona a pílula de uso contínuo

Por Redação Doutíssima 26/03/2014

pílula de uso contínuoMenstruação, gravidez, tensão pré-menstrual, hormônios… Às vezes é tão difícil entender a complexidade do universo feminino que devemos reconhecer que os homens têm razão quando dizem que somos complicadas.

Sim, entender o funcionamento de uma mulher pode ser bem complicado e alguns diriam que é quase uma missão impossível. Mas com calma e muita pesquisa, nós chegamos lá.

Por falar em universo feminino, hoje nós vamos falar sobre um assunto que gera bastante dúvidas entre as mulheres: a pílula de uso contínuo, que é o método contraceptivo mais utilizado atualmente. Saiba mais sobre ela:

Para que serve?

 

A pílula de uso contínuo previne a gravidez e ajuda a evitar sintomas como cólicas, dores de cabeça e desconfortos gerados durante o período menstrual. Este tipo de pílula também pode interromper a menstruação e diminuir a tensão pré-menstrual (TPM).
A utilização da pílula de uso contínuo também pode ser feita por meio de um implante subcutâneo ou do DIU com levonorgestrel (impede a gravidez, devido à liberação de um hormônio diretamente no útero).

 

pílula de uso contínuo

 

Quem usa pílula de uso contínuo pode engordar?

 

Esse é um dos principais fatores que fazem algumas mulheres hesitarem a usar a pílula de uso contínuo. Segundo o Dr. Domingos Mantelli Borges Filho, ginecologista e obstetra; o método contraceptivo não provoca necessariamente o aumento de peso, o que acontece na verdade é um inchaço provocado pela retenção de líquidos de acordo com a dose de hormônios utilizada. Ele ainda diz que, atualmente diversos anticoncepcionais possuem em sua fórmula diuréticos e outras substâncias para evitar a retenção hídrica.

 

Pílula de uso contínuo pode diminuir o desejo sexual da mulher?

 

De acordo com o Dr. Borges esta ideia não passa de um mito porque o anticoncepcional é responsável por inibir a ovulação. Ele explica que durante o período em que a mulher ovula, há um aumento da libido e que em algumas mulheres também é comum que elas sintam mais desejo quando estão menstruadas. O ginecologista esclarece que quando o anticoncepcional faz com que a mulher pare de ovular, o aumento do desejo sexual que ela teria na metade do ciclo passa a não existir. Ou seja, a libido da mulher não diminuiu, mas deixou de aumentar durante o período fértil, porém durante o restante do mês, a tendência é que ela volte ao normal.

 

A pílula de uso contínuo aumenta as chances de desenvolver câncer?

 

O uso da pílula aumenta as chances de das mulheres que têm um histórico pessoal ou familiar da doença. Isso ocorre pela presença do hormônio estrogênio em sua fórmula. Por isso, é importante consultar o seu ginecologista antes de utilizar qualquer este método contraceptivo.

A pílula de uso contínuo é utilizada somente para evitar a gravidez?

 

Não. Ela também é recomendada para regular o ciclo menstrual das mulheres e para o tratamento  da síndrome de ovários policísticos, diminuindo o cisto de ovário.

 

Tem idade certa para começar a usar a pílula?

 

A pílula de uso contínuo pode ser utilizada a partir da primeira menstruação.

Para saber mais sobre o assunto, assista ao vídeo a seguir:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Anticoncepcional: tudo o que você queria saber sobre o método contraceptivo injetável

Diane 35: tudo o que você precisa saber sobre a polêmica dessa pílula anticoncepcional. Vilã ou mocinha?

Como saber o período fértil de quem toma anticoncepcional?

Pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco de problemas vasculares

Quanto tempo depois de parar a pílula é possível engravidar?

Saiba tudo sobre as pílulas de terceira geração

Os malefícios da pílula