Dica do Dermatologista

Os benefícios do Colágeno: Como usar e onde comprar

Por Redação Doutíssima 26/03/2014

benefícios do colágeno

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína estrutural básica encontrada na matriz extracelular e nos tecidos conectivos, representando cerca de 30% do total de proteínas no corpo humano, os quais também compõem a maior parte do colágeno nos ossos, tendões, pele e músculos.

Bioquimicamente a molécula de colágeno é formada quase inteiramente deglicina, além da prolina e lisina, os aminoácidos prolina e lisina são modificados a hidroxiprolina e hidroxilisina por meio de processos enzimáticos que requerem oxigênio, ascorbato (vitamina C) e ferro como cofatores para as enzimas.
benefícios do colágeno

Benefícios do colágeno

Os benefícios do colágeno ainda são contraditório quanto em relação à melhora da pele, porque primeiramente o colágeno será desviado para onde estiver faltando colágeno, o que sobrar, irá para pele, desde que esse organismo não esteja com outras deficiências, ou seja, não adianta apenas tomar colágeno e não mudar a alimentação.

Já os estudos sobre os benefícios do colágeno em relação à prevenção de lesões articulares, lesões em tendões, osteoporose, artrose, tem mostrado resultados positivos.

Quanto usar e como usar o colágeno?

Estudos indicam quem o consumo de 5 a 10g de colágeno hidrolisado melhora a hidratação cutânea, melhora elasticidade da pele (melhorando celulite), previne rugas, fortalece unhas e cabelos. Os benefícios do colágeno são muitos!

O resultado é visível após 2 meses de uso e é indicado para pessoas acima dos 25 anos.

Se o colágeno for consumido na ceia, teria um efeito maior de reparação de lesões, já que durante a noite nosso organismo trabalha mais com esse fim. Mas os estudos usam também durante o dia e tem bons resultados.

Ele pode ser dissolvido em água quente ou fria.

É importante ter em mente que o colágeno na forma de aminoácidos será utilizado pelo organismo para sintetizar suas próprias proteínas, não necessariamente o colágeno. Já que ele é fonte de aminoácidos, nosso colágeno é sintetizado endogenamente.

Para isso, é necessário que tenhamos os cofatores da síntese endógena, que são a vitamina C, o ferro, o zinco, a vitamina A e o silício.

Onde comprar colágeno?

O colágeno hidrolisado pode ser encontrado em lojas de produtos naturais sem sabor, ou ainda nas versões industrializadas com sabor.

Fonte: Medidas Perfeitas

http://www.medidasperfeitas.com.br/2014/03/beneficios-do-colageno.html

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Tratamento: como remover manchas da pele?

Manchas e melasma tem solução

Ativos usados em cremes driblam efeitos da menopausa na pele

Conheça a Fotobiomodulação: tratamento para diversos problemas da pele

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite

Modismo: veja os piores tratamentos de beleza das celebridades

Como ficar com o corpo em forma