Dica do Dermatologista

Seu filho tem dermatite atópica? Conheça as causas, sintomas e tratamentos!

Por Dra. Erminia Aparecida Domingos 18/03/2014

Doença de pele, que apresenta diversas causas, a dermatite atópica possui tratamentos simples. Entenda melhor como ela funciona. 

dermatite atópica

A dermatite atópica (DA) é um eczema, ou seja, um processo inflamatório que acomete a pele e cursa com uma coceira muito intensa. Muitas vezes essa coceira, que nós chamamos de prurido, é o principal sintoma dessa doença. Frequentemente ele é intenso, podendo preceder as lesões cutâneas, carrear bactérias para o local das lesões (se as mãos não estiverem limpas) além de piorar à noite, porque os estímulos diminuem..

A incidência desse eczema aumentou muito nos últimos anos, principalmente nos países industrializados e parece que a causa disso é o contato com os muitos produtos de limpeza utilizados hoje nos nossos lares. Esses produtos formam substâncias que ficam suspensas no ar por muitas horas, são depositadas na pele do atópico e inaladas por eles. A higiene pessoal excessiva também pode funcionar como um fator desencadeador da DA: muitos banhos, água quente, sabonetes alcalinos e com alta detergência.

 

Dermatite atópica

dermatite atópicaA palavra atopia vem do grego, significa coisa estranha/fora do lugar, talvez porque o atópico tenha dificuldade para se adaptar ao ambiente em que vive. A atopia envolve 3 doenças distintas: a dermatite atópica, a rinite e a asma. Em geral, é a DA que abre caminho para as outras duas. Daí a importância do seu controle, para que não se desenvolva a marcha atópica.

A doença tem 3 fases, que estão de acordo com a idade do paciente: a fase infantil, que vai do zero aos 2 anos de idade; a fase pré-puberal, dos 2 aos 12 anos; e a fase adulta, que é a partir dos 12 anos. Na fase infantil as lesões são mais exuberantes, deixando a pele mais vermelha e descamativa.

Na medida que o eczema persiste, as lesões vão ficando mais secas e aparecem na pele os sinais da coçadura (escoriações). O adulto com dermatite atópica apresenta a pele difusamente seca, com áreas bem marcadas pelo eczema. As regiões mais afetadas pela DA são as grandes dobras e superfícies de extensão dos membros. Em casos mais severos, toda a pele pode ser afetada.

Felizmente, no nosso meio, a maior parte dos casos é leve e pode ser controlada com medidas relativamente simples, como o uso de hidratantes, de um sabonete adequado e medicamentos antialérgicos. Em casos mais extensos e persistentes, podemos lançar mão da fototerapia (UVB-NB) e até de imunossupressores.

O importante é que a dermatite atópica seja visto como um todo: a sua genética, a sua personalidade e o seu ambiente.

 

Saiba mais:

Dermatite alérgica: sintomas, causas e tratamentos

Dermatite de contato: sintomas causas e tratamento

Como aliviar a coceira da catapora

Saúde mental e doenças de pele: uma relação ainda mais evidente

Como evitar as micoses da pele

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamentos

Conheça a Fotobiomodulação: tratamento para diversos problemas da pele