Sem categoria

Confira exercícios físicos indicados para a queima de gordura

Por Renata Rodrigues de Oliveira 29/03/2014

Antes de perder peso é necessário entender como ocorre a queima de gordura no seu organismo. As calorias são encontradas em todos os alimentos e, assim que você os ingere, começa o processo de digestão.

Elas são então liberadas na corrente sanguínea para fornecer energia para o seu corpo e a queima ocorre através de funções como respiração, atividade muscular e outras.

queima de gordura - iStock - doutissima

Diminuir medidas exige queima semanal de quatro mil calorias. Foto: iStock, Getty Images

Exercícios em que a queima de gordura é maior

A intensidade, o volume do treino e o tipo de exercício físico que é realizado estão diretamente ligados ao gasto calórico do indivíduo. Em atividades de longa duração é mais difícil manter a intensidade e o esforço físico intenso por mais tempo pode levar a lesões.

Uma pesquisa feita pela Vigitel, ligada ao Ministério da Saúde, referente a 2013 mostrou que 33,8% dos brasileiros realizam atividades físicas no seu tempo livre. Se você ainda não faz parte dessa porcentagem está na hora de descobrir em quais exercícios a queima de gordura é maior.

  • Corrida

Em 2012, um estudo realizado na Dinamarca apontou que atividade física como corridas e caminhas leves diminuem os riscos de síndrome metabólica. Ao praticar corrida em ritmo normal é possível eliminar até 900 calorias por hora.

  • Bicicleta ergométrica

Um estudo realizado pela Appalachian State University e publicado pela Medicine Science in Sport & Exercise, mostrou que em 45 minutos os voluntários que pedalaram em alta intensidade queimaram em média 420 calorias e, nas 14 horas seguintes, o gasto calórico continuou totalizando mais 190 calorias. Ou seja, na bicicleta ergométrica é possível eliminar até 610 calorias.

Segundo orientações da Organização Mundial de Saúde e do Colégio Americano de Medicina do Esporte, as pessoas devem se exercitar cinco vezes por semana e pelo menos 30 minutos. Ainda de acordo com as recomendações do Colégio Americano de Medicina do Esporte, quem deseja diminuir as medidas é necessário queimar por semana quatro mil calorias.

Saúde dos brasileiros

Segundo pesquisa de 2015 realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,9% dos brasileiros com mais de 18 anos estão com excesso de peso. A obesidade aumenta os riscos do indivíduo desenvolver diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Você está entre esses brasileiros que estão acima do peso ideal e parou porque não estava alcançando os resultados desejados? Sabia que a pausa de uma semana nas atividades físicas pode trazer problemas para a sua musculatura?

“Em algumas pessoas, já ocorre encurtamento da musculatura e dos tendões e exige um retorno à atividade com maior atenção no alongamento, menor intensidade no exercício aeróbico e menor carga na musculação”, afirma o ortopedista Artur da Fonseca.

Por isso, é importante ter o acompanhamento de um profissional, mas sem esquecer da alimentação e do calçado que se usa durante a atividade física. Procure por modelos de tênis que proporcionem estabilidade para evitar lesões.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!