Exercícios

Bike indoor: conheça mais sobre essa atividade de academia

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

Música e bicicletas compõem a aula de bike indoor. Disponível em diversas academias, esse treino é ideal para quem quer perder peso e se divertir ao mesmo tempo. Como é bastante intensa, a atividade promete resultados rápidos, afinal, queima até 800 calorias em 50 minutos.

 

Se você tem disposição para um exercício que exige esforço, mas garante eliminação das gorduras, invista nessa modalidade.

 

Nas aulas de bike indoor são feitas simulações de subidas e descidas de bicicletas, marcadas por mudanças de velocidade ao pedalar. Os movimentos acompanham a música que está tocando, tornando o treino mais sincronizado.

bike indoor

Modalidade que utiliza bicicleta ergométrica ajuda a fortalecer a musculatura. Foto: iStock, Getty Images

Devido à intensidade, pode levar algumas semanas até que o aluno se acostume com a prática. Saiba mais sobre essa atividade e perca peso andando de bicicleta.

 

Bike indoor é para todos

Uma pesquisa do Centro de Saúde, da Universidade Alemã do Esporte, descobriu que as pessoas que andam de bicicleta com frequência visitam menos o médico. Dores nas costas, sobrepeso e doenças cardiovasculares são combatidos com essa atividade física.

 

Os benefícios podem ser sentidos por qualquer pessoa, sem restrições de idade. Começando cedo ou tarde, os resultados serão os mesmos.

 

Na modalidade bike indoor, a diferença está no formato dos exercícios. Ao invés do ambiente exterior e das ciclovias, são utilizadas bicicletas ergométricas dentro da academia. É necessário bom condicionamento físico para praticar.

 

É normal encontrar dificuldade no começo, mas em duas semanas, seguindo as orientações do personal trainer ou professor das aulas, é possível começar a notar os resultados.

 

Apesar do grande esforço, as aulas rendem um alto gasto calórico, o que compensa bastante. Para potencializar o treino, alimente-se bem antes das aulas e depois. Assim, garante energia para se exercitar e fortalecer os músculos, principalmente das pernas, dos glúteos e do abdômen.

 

A respiração e o coração também sentem os benefícios, tendo uma melhora significativa logo nos primeiros dias.

 

Cuidados na aula de bike indoor

Para começar a praticar o bike indoor, é necessário preparação. Primeiramente, faça um check-up com seu médico para verificar suas condições de saúde. Na academia, realize uma avaliação física com um profissional, para que ele indique o melhor tipo de exercício para você.

 

Ao caminhar ou correr, o peso todo é jogado sobre as pernas, o que força as articulações dos membros inferiores. Porém, quando se pedala, a massa corporal é melhor distribuída, já que a pessoa fica sentada. Assim, não sobrecarrega o corpo, o que torna o bike indoor um bom exercício para quem está acima do peso e quer começar a se exercitar.

 

No momento de regular a bicicleta, peça ajuda para o orientador físico. A altura do banco e a distância do guidom devem ser bem equilibradas para evitar lesões. A postura correta é fundamental para a prática correta dos exercícios. Fique sempre com o abdômen contraído e cuide da respiração durante as aulas, mesmo na hora de alongar e aquecer.

 

Como você vai suar bastante, não esqueça da toalha e da garrafinha de água, para se manter sempre hidratado. Use roupas confortáveis e, conforme a frequência nas aulas, compre um short acolchoado, para não machucar a região pélvica.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!