Filhos

Coto umbilical: saiba quais são os cuidados necessários

Por Redação Doutíssima 17/01/2016

Depois que o bebê nasce  e o cordão é cortado, resta apenas o coto umbilical. O que nem todo mundo sabe é que ele precisa de muitos cuidados para ficar longe de infecções até que caia, o que acontece em aproximadamente duas semanas.

Especialmente para as mães de primeira viagem, ainda cheias de dúvidas e com medo de machucar a criança por puro descuido, a dica é buscar informação. Para não errar, confira algumas dicas que a equipe do Doutíssima separou para você. 

coto umbilical-shutterstock-doutíssima

O coto costuma cair em duas semanas. Foto: Shutterstock

Importância dos cuidados com o coto umbilical

Durante a gravidez, o cordão umbilical fornece nutrientes e oxigênio para o bebê em desenvolvimento. Após o nascimento, ele deixa de ser necessário e é cortado. Ainda assim, ica para trás um pequeno fragmento, que cai em pouco tempo.

O tratamento do chamado coto umbilical em um recém-nascido faz parte dos cuidados diários do bebê. Tudo para que ele seque e caia com segurança. Sempre que você trocar a fralda do pequeno, por exemplo, dê uma atenção especial para a base na área do coto, próxima ao umbigo.

Limpe suave e cuidadosamente para retirar todos detritos úmidosÉ importante questionar o pediatra sobre qual o produto mais indicado para fazer essa higienização. Alguns indicam álcool, enquanto outros acreditam que essa substância é irritante para a pele e acaba atrasando a cicatrização e indicam outros produtos antissépticos.

Um estudo publicado na revista The Lancet encontrou uma redução do risco de infecções graves em crianças que foram higienizadas todos os dias com antissépticos durante a primeira semana de vida.

A boa notícia é que você pode limpar essa área sem se preocupar em machucar o bebê. Afinal, não existem terminações nervosas no coto do cordão. Vale a pena também ventilar bastante a região, já que o vento é capaz de ajudar a curar e secar ainda mais rápido.

Além disso, não coloque fraldas que fiquem contra o coto – tente dobrá-las ou usar modelos descartáveis que tenham corte na parte superior. Depois que ele cair, você vai notar uma pequena ferida.

Ela levará entre sete a dez dias para cicatrizar e curar completamente. É possível o aparecimento de um pouco de sangue na fralda do pequeno, mas isso é normal. Quando curada, a ferida torna-se o umbigo.

Identificando sinais de alerta

Mesmo com todos os cuidados, é importante ficar alerta quanto a cor e aparência do coto umbilical. Caso escorra um pus amarelo, desenvolva-se mau odor ou a área em torno da base fique vermelha e inchada, você pode estar diante dos sinais de uma infecção.

Nesse caos, buscar ajuda médica é a melhor escolha. A vermelhidão muitas vezes também é causada pela irritação da pele nas proximidades do coto. Para determinar a causa, empurre-o lentamente para fora da área vermelha, marque a margem de vermelhidão e aguarde 30 a 60 minutos, verificando novamente.

Caso ela permaneça ou tenha se espalhado, informe o médico imediatamente. Em algumas situações, ainda é possível ver pequenas quantidades de sangue no umbigo. Para resolver o problema, tente aplicar um pouco de pressão. Caso o sangue não pare depois de cinco ou sete minutos de pressão constante, também é válido chamar ajuda especializada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!