Alimentação infantil > Receitas

Lanches saudáveis: 8 idéias de lanchinhos saborosos para a lancheira das crianças 

Por Redação Doutíssima 10/04/2014

Os alimentos que as crianças costumam comer de tarde nem sempre são lanches saudáveis. Para que um lanche infantil seja considerado saudável, ele deve conter baixos teores de açúcar, sal e gordura, e somente gordura de boa qualidade. As tão amadas bisnaguinhas, os biscoitos recheados, as batatas fritas, e os refrigerantes devem ser deixados de lado.

lanches saudáveis

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo mostrou que a inocente bisnaguinha é o lanche que as crianças mais comem, ingerindo, em média, três unidades. As bisnaguinhas contêm mais do que o dobro de gordura do que pães de forma tradicional, além de serem muito pobres em fibras. Por isso, escolher com atenção o lanche do seu filho é uma tarefa extremamente importante. Confira nossas dicas!

 

8 ideias de lanches saudáveis para o seu filho

frutas
Foto: iStock/GettyImages

Frutas: Se o seu filho ainda for pequeno, opte por frutas que ele possa comer sozinho sem ter que cortar, como uvas, morangos, cerejas e gomos de tangerina. Bananas, maçãs e peras podem ser cortadas em pedacinhos, para facilitar. A salada de frutas, além de ser bem variada, é sempre sucesso entre a criançada. Frutas secas também são uma boa pedida!

Iogurte
Foto: iStock, Getty Images

Iogurte: Os iogurtes sempre fazem parte dos menus de lanches saudáveis das crianças. Eles são uma importante fonte de cálcio e vitaminas, essenciais na fase de crescimento. Porém, tente evitar os iogurtes cheios de açúcar e ingredientes artificiais.

pao
Foto: Shutterstock

Pão: Todos os lanches saudáveis devem conter uma porção de carboidrato, essenciais para fornecer energia ao corpo. Você pode variar entre os diversos tipos de carboidrato (pão integral, pão-de-queijo, bolos feitos em casa e biscoitos e cookies integrais), mas prefira sempre opções integrais ricas em fibras e pobres em açúcar e gorduras – e, de preferência, não industrializadas.

queijo
Foto: iStock, Getty Images

Queijo: No sanduíche ou em pedacinhos, o queijo é uma das melhores opções para lanches saudáveis. Prefira sempre os queijos brancos e mais pobres em gordurosas como a ricota e o queijo minas, que podem ser uma opção de recheio no pão.

tomate-cereja
Foto: iStock, Getty Images

Cenouras baby ou tomates cereja: verduras pequeninhas são uma ótima opção para constituir lanches saudáveis para as crianças. Como é pequeninho e divertido, eles adoram!

agua
Foto: iStock, Getty Images

Água: A maioria das crianças se acostuma a matar a sede com sucos ou refrigerantes em vez de água. Acostume o seu filho, desde cedo, a ter esse hábito saudável.

agua de coco
Foto: iStock, Getty Images

Água de coco: A água de coco, além de trazer diversos benefícios para a nossa saúde, é uma boa pedida para fazer parte dos lanches saudáveis do seu filho, pois ela é natural e contém poucas calorias.

sucos
Foto: iStock, Getty Images

Suco de frutas natural: Os sucos de frutas feitos em casa são excelentes opções nos lanches saudáveis da criança. O ideal é uma garrafa térmica pequena e opaca para evitar o contato com a luz e manter o suco fresquinho. Cuidado com os sucos de frutas mais calóricas, como o abacate. Evite-as, caso seu filho tenha tendência a ganhar peso.

merenda saudavel
Fonte: Adriana Domingues, Nutricionista

Sugestões de cardápios econômicos e saudáveis.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!