Alimentação infantil > Nutrição

Descubra duas receitas de papinha doce para o seu filho

Por Redação Fortíssima 01/02/2016

As papinhas começam a fazer parte da rotina alimentícia do seu filho a partir do terceiro mês de vida. É nessa fase que ele praticamente dobra o peso que tinha ao nascer e exige mais energia e nutrientes para formar suas estruturas. Como o paladar dos pequenos sente mais o sabor adocicado, a papinha doce costuma ser a favorita deles.

No entanto, é sempre recomendável que o pediatra avalie a saúde dos pequenos antes de começar a inserir o alimento na dieta. É necessário também um cuidado especial para o consumo de ferro.

De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, 53% das crianças menores de três anos possui deficiência desse nutriente. Quer garantir mais nutrientes? Saiba como preparar duas opções deliciosas.

Papinha doce de iogurte, maçã e canela

Rico em cálcio, o iogurte oferece probióticos que melhoram o funcionamento intestinal dos pequenos. Além disso, ele auxilia o sistema imunológico e aumenta a absorção do cálcio. Já na maçã é possível encontrar uma fibra chamada pectina, que mantém os níveis de colesterol adequados.

A canela, por sua vez, é rica em ferro e antioxidantes, ajudando no combate a inflamações e a diminuir a glicose no sangue. Quando a papinha doce é feita com óleo de coco, ajuda a proteger ainda o corpo de doenças virais e bacterianas, pois o ácido láurico de sua composição fabrica ácidos graxos que combatem infecções. Saiba como preparar.

Ingredientes

1/4 de xícara de iogurte natural integral

1 maçã pequena

1 pitada de canela em pó

1 colher de chá de óleo de coco extra virgem

3 colheres de sopa de água filtrada

Modo de preparo

Para fazer essa papinha doce, é necessário ralar a maçã e colocá-la em uma panela com óleo de coco e água. Com fogo baixo, mexa até que a maçã fique molinha. Ponha canela em pó e misture até que o líquido seque e a mistura fique pastosa. Desligue o fogo e ponha o iogurte, misturando bem. Sirva a seguir.

papinha-doce-doutissima-iStock-getty-images

A papinha doce caseira é uma ótima opção para incrementar a alimentação dos pequenos. Foto: iStock, Getty Images

Prepare uma papinha doce com damasco e aveia

Para os bebês, a papinha doce de damasco e aveia oferece inúmeros benefícios. A fruta é rica em vitaminas A, B, C, ferro e fibras, sendo utilizada principalmente no combate à anemia. Já os cereais são bastante nutritivos e oferecem cálcio, ferro, proteínas, carboidratos e fibras.

Tanto o damasco como a aveia ajudam a regular o intestino e prevenir doenças. É importante fazer a papinha com leite materno, porque ele possui anticorpos que auxiliam a fortalecer o sistema imunológico dos pequenos. Assim, as crianças desenvolvem melhor as unhas, cabelos, dentes e ossos. 

Ingredientes

2 colheres de sopa de flocos de aveia

3 damascos secos

200 ml de leite materno ou fórmula própria para consumo infantil

Modo de preparo

Limpe os damascos e corte em pequenos pedaços. Ponha todos os ingredientes em uma panela e ferva lentamente. Deixe cozinhando sem parar de mexer por cerca de 5 minutos ou até que a mistura engrosse. Os damascos devem ficar macios. Espere a papinha doce esfriar e amasse com o garfo, servindo imediatamente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!