Dica do Dermatologista > Pele

Dermatologista alerta para os riscos da marquinha de biquíni

Por Dra. Denise Chambarelli 15/04/2014

E quem nunca sonhou em ter aquela marquinha de biquíni que sempre encantou a todos? Acontece que os resultados da exposição ao sol nem sempre são só “beleza”. Eles podem trazer sérios riscos à saúde.

 

 

 marquinha de biquini

 

Marquinha de biquíni

Devido ao clima, nosso país recebe altas taxas de radiação solar durante todo o ano. Com isso a população brasileira, na hora do lazer em clubes e praias, está sujeita a longos períodos de exposição ao sol e muitas vezes até abusa disso, como as mulheres que gostam de ter aquela marquinha de biquíni, por exemplo.

 

De todos os agressores da pele o sol é o principal. A exposição ao sol causa manchas acastanhadas, vasinhos dilatados na face, pescoço e colo. A pele fica espessada e enrugada. Podem acontecer também problemas mais sérios, como câncer de pele.

 

Muitas pessoas enganam-se e acham que os sinais da exposição ao sol surgem rapidamente. Esse processo de envelhecimento é lento. O fato é que a agressão vai se acumulando sob a superfície da pele por anos, antes de se tornar visível. Em um determinado tempo a pele não tolera mais a exposição aos raios ultravioleta. Nesse momento, mesmo uma rápida exposição pode gerar uma lesão visível, quem dirá uma exposição ao ponto de deixar visível a maquinha de biquíni.

 

Marquinha de biquíni sem prejudicar a pele

 

Se você costuma a se expor regularmente ao sol atrás de um bronzeado perfeito, muito cuidado. Toda a cautela é pouca para se prevenir dos males causados pelo excesso. Faça uso de um bom protetor solar todos os dias, que possa proteger sua pele contra os raios ultravioleta A e B. Aplique na face, pescoço, decote da blusa, braços e mãos.

 

marquinha de biquíni

 

Pra quem já abusou da marquinha de biquíni

 

Para quem já abusou do sol e castigou a pele, o tratamento com uso do laser ou da Luz Intensa Pulsada é ideal para amenizar as conseqüências desse processo. Precisos e seguros, os raios laser estão entre as melhores opções nos tratamentos estéticos, oferecendo excelentes resultados na remoção de manchas (a maioria devida à exposição ao sol), pêlos, tatuagens e no rejuvenescimento da pele.

 

Não queira ter aquele bronzeado perfeito num único dia, ainda mais com uma marquinha de biquíni. Dê um tempo de adaptação à sua pele para que ela possa lhe proteger bem, bronzeando-se moderadamente ao longo de alguns dias. Uma dica é deixar um frasco de protetor solar na bolsa, ou no carro. Assim você não esquece de aplicar o produto nas mãos e nos braços quando vai dirigir.

 

Cuide-se! Pois mesmo alguns minutos por dia de exposição ao sol sem proteção, somados por anos e anos, aceleram o envelhecimento da pele. Tenha uma pele mais saudável, com marquinha de biquíni, mas sem prejudicar a pele.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!