Dica do Dermatologista

Descubra quais são as vantagens de usar os cosméticos bio

Por Redação Fortíssima 03/01/2016

Se você gosta de cuidar da pele com ingredientes naturais, já deve conhecer os cosméticos bio, também conhecidos como orgânicos. Em sua composição, eles apresentam exclusivamente ingredientes certificados, que são derivados de matérias-primas vegetais ou animais. Uma alternativa que pode ser mais favorável à saúde e ao meio ambiente.

“Nos cosméticos convencionais são utilizados componentes oriundos da petroquímica, em função de um custo mais barato. Alguns deles, inclusive, têm sido destacados pelo potencial alergênico, como os parabenos, as amidas e os sulfatos”, explica a dermatologista Cláudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

cosméticos bio-iStock-getty-images-doutissima

Os cosméticos bio indicam uma preocupação com a sustentabilidade e a cadeia produtiva. Foto: iStock, Getty Images

O que são os cosméticos bio?

De acordo com Cláudia, os cosméticos orgânicos também se diferenciam dos ditos cosméticos naturais. No caso do segundo, todos os ingredientes são naturais e vegetais, sendo que pelo menos 5% deles deve apresentar certificação orgânica. 

“Já o cosmético com selo orgânico é aquele que, além de ser desenvolvido 100% à base de ingredientes naturais, tem uma porcentagem mínima de 75% de ativos orgânicos certificados”, esclarece a dermatologista. Em outras palavras, isso indica um cuidado mais específico em relação à sustentabilidade.

Os cosméticos bio, segundo Cláudia, são indicados principalmente para pessoas alérgicas, com peles sensíveis ou dermatites. De modo geral, eles representam uma alternativa para quem sofre reações indesejadas por conta de ingredientes presentes nos produtos convencionais.

Mas, evidentemente, também podem ser utilizados por todas as pessoas que buscam produtos com esse conceito. Ainda que não possuam restrições de uso, a dermatologista indica que o ideal é sempre buscar ajuda profissional especializada para escolher o melhor tratamento, de acordo com a sua pele e necessidades específicas.

Vantagens e desvantagens dos cosméticos bio

Em relação aos benefícios dos cosméticos bio, Cláudia revela que os resultados não estão ligados apenas à consciência ambiental. Em geral, eles também oferecem benefícios para a epiderme do paciente.

“Esses produtos tratam a pele e devolvem a ela suas condições naturais, principalmente a vitalidade”, explica. Isso ocorre por conta da ação dos ingredientes orgânicos diretamente no tecido cutâneo, sem interferência dos componentes sintéticos que predominam na maioria dos cosméticos.

Por outro lado, o preço pode pesar no bolso e ser um fator desfavorável ao seu uso. Outra característica é o número menor de benefícios para quem busca soluções de rejuvenescimento, por exemplo. Mas isso tudo pode mudar em breve.

Com as pesquisas industriais recentes, a dermatologista acredita que será possível ter um custo-benefício cada vez melhor para o consumidor, com avanço nas propriedades que podem ser extraídas e adicionadas ao resultado final do produto. 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!