Dieta

Alerta vermelho: colesterol LDL alto! Por que ele é considerado prejudicial à saúde?

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

O colesterol, que é uma espécie gordura do sangue, desempenha funções essenciais em nosso organismo. Parte dele a produção de hormônio e da vitamina D, que circula na corrente sanguínea. No entanto, o excesso de colesterol no sangue acaba sendo prejudicial à saúde e aumenta o risco de se desenvolver doenças cardiovasculares, especialmente se for na sua forma mais temida: o colesterol LDL. Você sabe o que isso significa?

Em nosso sangue, circulam dois tipos de colesterol: o HDL (alta densidade), que retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação das placas de gordura. Esse é o tipo bom, positivo para o nosso organismo.

colesterol LDL

Quando o colesterol LDL apresenta níveis altos, atua em prejuízo à nossa saúde. Foto: Shutterstock

O problema está no colesterol LDL (baixa densidade), que se deposita nas artérias e provoca o seu entupimento. Por trazer diversos malefícios à saúde do indivíduo, o colesterol LDL acabou se caracterizando como o mau colesterol.

Riscos do colesterol LDL

Quando o colesterol LDL apresenta níveis altos, ele atua em prejuízo à nossa saúde. Como ele transporta gordura e também um pouco de triglicerídeos do sangue para os tecidos do organismo, ao subir o seu nível, gera acúmulo de placas de gordura no interior dos vasos sanguíneos do coração e do cérebro, diminuindo a passagem de sangue dentro delas.

Com isto, o risco de infarto ou de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) aumenta significativamente. Considera-se alto o colesterol LDL quando seus níveis são iguais ou superiores a 130 mg/dL.

Causado por fatores hereditários, pelo sedentarismo, dieta e em razão da idade, o colesterol LDL é particularmente perigoso, visto que o seu acúmulo não provoca nenhum sintoma característico imediato. Por este motivo, o indicado é realizar exames laboratoriais de rotina dos níveis de colesterol total e frações regularmente.

Pessoas que já tenham fatores de risco associados à condição, como hipertensão, diabetes e tabagismo, ou que apresentam histórico familiar de colesterol elevado, devem redobrar os cuidados, realizando exames de controle dos níveis de colesterol LDL com uma frequência ainda maior.

Indícios de colesterol LDL alto

Pode-se suspeitar de colesterol LDL alto quando se está acima do peso ideal e quando se faz uma alimentação desregrada, na qual são permitidos refrigerantes, frituras, carnes gordas e doces à vontade.

O tratamento para baixar o nível de colesterol LDL é simples. Uma mudança na alimentação, com a inclusão de frutas, de legumes e de verduras, já contribui para a redução deste percentual. Carnes magras e alimentos fonte de ômega 3, ômega 6 e ômega 9 são indicados para diminuir o colesterol mau e aumentar o colesterol bom.

Exercícios físicos ajudam a elevar o HDL e a diminuir o colesterol LDL, sendo outra opção para o controle da dislipidemia. Porém, assim como ocorre com a dieta, a redução não é muito grande.

Uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos são suficientes para quem apresenta níveis de colesterol LDL até 160 mg/dl. Já para quem tem o colesterol LDL mais alto que isso, o tratamento também deve incluir medicações específicas, sempre prescritas por um médico.

 

https://www.youtube.com/watch?v=PURIndqVY_0

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Entendendo os exames laboratoriais: saiba o que é o colesterol total e quando ele é saudável

Veja quais são os riscos do colesterol na mulher e comece a mudar suas atitudes já!

Como reduzir o colesterol e o triglicérides com uma dieta bem planejada

Preservando a saúde: dicas para aumentar o colesterol bom e evitar problemas cardíacos

Você já ouviu falar de colesterol VLDL? Saiba o que é e qual sua função para o organismo

Mito ou verdade: tratamento para colesterol alto pode causar câncer

Dieta para colesterol: aprenda o que comer