Dieta

Como novos hábitos alimentares ajudam a perder peso rápido

Por Redação Doutíssima 27/10/2014

A correria do dia a dia, a preocupação com a casa, com os filhos, com o chefe estressado não são aliados da boa alimentação. É comum comermos fora de horário, um lanche rápido, às vezes até em frente ao computador.

 

Como perder peso

 

O problema é que a soma de todos esses fatores faz a balança disparar e o mau humor aumentar, não é mesmo?! Novos hábitos alimentares ajudam não só a perder peso rápido, mas também a resgatar sua qualidade de vida.

perder-peso

Para emagrecer com saúde, é preciso ter na alimentação saudável uma rotina. Foto: iStock, Getty Images

Dicas que auxiliam você a perder peso

 

Comece o dia à mesa

 

A primeira mudança a se fazer na sua rotina é inserir o café da manhã. O desjejum é fundamental para quem quer perder peso e mudar os hábitos alimentares. Nesta refeição, que deve ser bastante nutritiva, procure comer cereais, como aveia ou granola, líquidos que podem ser suco, iogurte ou leite.

 

Se optar pelo café, coloque um pouco de leite, pois ele ajuda a dar saciedade. Opte pelo pão integral e não se esqueça da fruta. O dia já começa com bastante fibra para ajudar o intestino a funcionar direitinho.

 

Pare para almoçar

 

Se você se encaixa na imensa maioria dos brasileiros que almoçam em restaurantes fique atento às pegadinhas dos bufês. Esqueça do refrigerante e passe longe da mesa de sobremesa. Comece com as saladas. Encha metade do seu prato com legumes e verduras.

 

Na outra metade, divida em porções de proteína e carboidratos. Não caia no erro abolir o carboidrato, ele é vital para nos dar energia. De sobremesa opte pelas frutas ou não coma nada.

 

Agora, se você puder levar a famosa quentinha para o trabalho, melhor. Além de você economizar, você também pode controlar a quantidade de gordura e de sal dos alimentos. Dois pontos vitais para quem quer perder peso.

 

Hora do lanche

 

Lembre-se barrinha de cereal e biscoito não são refeições adequadas e não ajudam a perder peso, pelo contrário, até podem fazer você ganhar peso. O ideal é comer nos horários de lanche alimentos como iogurte, frutas, sementes como castanha-do-pará.

 

Aliás, a castanha-do-pará tem óleos que ajudam na hidratação da pele e no funcionamento do intestino. Mas não vá exagerar. O recomendado é de três a cinco castanhas por dia.

 

Não pule a janta

 

A janta, talvez, seja a refeição mais difícil de preparar. Opte por um grelhado, que pode ser frango, peixe ou gado, e coma com saladas. Dê preferência para as folhas como alface, rúcula e agrião. Antes de dormir você pode comer uma fruta ou tomar um chá que ajude a relaxar.

 

De três em três horas?

 

Procure fazer refeições a cada três horas, assim seu metabolismo de mantém trabalhando e não faz reservas pensando que não receberá alimentos. Se você tem problemas em se lembrar de comer, conte com a ajuda do seu celular. Seja com aplicativos ou mesmo com o clássico despertador.

 

Não vá se esquecer da água

 

O último ponto da mudança de hábitos para perder peso, não é o menos importante, pelo contrário. Beber água constantemente é a chave para o sucesso de tudo. O mínimo recomendado pelos especialistas são dois litros, nunca menos do que isso. Neste cálculo não contam sucos nem chás.