Clínica Geral > Dieta

Dieta para colesterol: aprenda o que comer

Por Redação Doutíssima 25/02/2014

dieta para colesterolÉ possível baixar os níveis de colesterol no sangue. Saiba como controlar o seu através de uma dieta para colesterol.

Confira as dicas do Doutíssima:

O que é o colesterol?

 

O colesterol é um lipídio encontrados nas células do nosso corpo. Ele está presente em alimentos de origem animal como ovos, carnes e leite. O colesterol exerce um papel muito importante em nosso organismo, uma vez que ele é responsável pela produção da vitamina D e de alguns hormônios importantes como o cortisol e progesterona. Porém, o colesterol em excesso pode trazer sérios problemas para a saúde, como o aumento das chances de ter um infarto.

 

Tipos de colesterol

 

Os níveis de colesterol são medidos em miligramas por decilitro (mg/dL). Existem dois tipos de colesterol: O primeiro é chamado de colesterol ruim (LDL) e é considerado alto quando atinge o valor de 130mg/dL. Quando não tratado, ele pode causar o entupimento das artérias e provocar o AVC (acidente vascular cerebral), assim como outras doenças cardíacas como o infarto.

O segundo é chamado de colesterol bom (HDL). Ele é essencial para o bom desempenho do nosso corpo, pois, ajuda a combater o excesso de colesterol das artérias e diminuição das placas de gordura. O nível ideal do HDL no organismo deve ser igual ou acima de 40mg/dl. É possível aumentar esse nível através de uma dieta pobre em gorduras.

 

colesterol

 

Dieta para colesterol

 

Para diminuir os níveis de gordura no sangue, a dieta para colesterol deve ser rica em alimentos saudáveis como frutas, legumes e grãos. Alimentos gordurosos como bacon, ovos, sorvetes, creme de leite devem ser evitados. Conheça alguns alimentos que podem ajudar na sua dieta para colesterol:

Azeite – Fonte de vitamina E, o azeite ajuda a regular as taxas de colesterol e a prevenir doenças cardíacas, além de controlar o diabetes do tipo 2.

Aveia Além de ser saborosa, a aveia proporciona sensação de saciedade e melhora o funcionamento do intestino. Ela também controla os níveis de açúcar no sangue, melhora a circulação, inibe a absorção de gordura e aumenta o bom colesterol.

Chocolate amargo – Quem disse qque chocolate não traz benefícios à saúde? – Ele é rico em flavonóides (substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias) e ajudam a diminuir o mau colesterol.

Castanhas e nozes – Fonte de proteínas, vitaminas e substâncias antioxidantes, as oleaginosas ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim e a manter o bom colesterol equilibrado.

Peixe – Rico em ômega 3 e ácidos graxos, O consumo de peixe ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e a diminuir as chances de formação de coágulos e de doenças cardiovasculares. Então, não deixe de incluí-lo na sua dieta para colesterol.

Uva – A casca da uva contém uma substância chamada resveratrol que é antioxidante e também impede que o colesterol ruim se acumule nos vasos sanguíneos.

Soja A soja diminui o risco de infecções no organismo e é uma boa aliada na redução do colesterol ruim.

Importante: Para ter uma boa saúde, além da dieta para colesterol, é preciso praticar exercícios físicos regularmente.

 

 Saiba mais:

 

Afinal o que é colesterol?

6 Remédios naturais para baixar o colesterol

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

Veja o que pode elevar o seu colesterol

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol bom

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

Até que ponto a dieta baixa o colesterol?