Dica do Nutricionista

Goji berry emagrece e ainda traz outros benefícios. Confira!

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Apesar de ter chegado aos países ocidentais há pouco tempo, o fruto goji berry é usado há milhares de anos em países do oriente, tanto como ingrediente culinário como ingrediente medicinal. Mas será que o goji berry emagrece mesmo? Será que é verdade que ele é uma fonte da juventude?

 

A teoria de que o goji berry emagrece

 

A verdade é que não existe mágica, mas alguns alimentos podem ajudar a emagrecer e também a trazer outros benefícios para nossa saúde. O mais novo sucesso é o goji berry, uma fruta encontrada nas regiões do Himalaia, no Tibet e no Nepal, e ao norte e ao sul da China. A ideia de que o goji berry emagrece motiva cada vez mais pessoas a aderirem ao fruto na tentativa de perder peso.

 

Goji berry contém baixo índice glicêmico e, assim, satisfaz a fome rapidamente. Foto: Shutterstock

Goji berry contém baixo índice glicêmico e, assim, satisfaz a fome rapidamente. Foto: Shutterstock

 

Emagrecer é algo que todo mundo já tentou em algum momento de sua vida. A perda daqueles quilinhos indesejáveis aumenta a autoestima e, além disso, mantém o corpo em forma e é fundamental para a saúde. Todos os dias, se espera encontrar uma solução infalível para levar embora todo o peso indesejado, mas, assim como fazer uma dieta ou suar algumas horas na academia, isso pode não ser tão fácil.

 

Entenda por que o goji berry emagrece

 

Mas como o goji berry emagrece? A fruta contém um baixo índice glicêmico. Alimentos com baixo índice glicêmico são indicados para satisfazer a fome rapidamente e reduzir os desejos de comida.

 

Assim, consumir regularmente goji berry emagrece porque reduz o desejo por alimentos ricos em amido e açúcar, que aumentam de peso. Além disso, 21% de cada frutinha de goji berry é composta por fibras, que regulam os níveis de sangue no organismo. É através das fibras que nos sentimos saciados por mais tempo, o que reduz a ingestão de comida e, por isso, pode-se dizer que o goji berry emagrece.

 

Goji berry emagrece e tem mais benefícios

 

Se, por um lado, muito se fala que o goji berry emagrece, por outro, essas pequenas frutinhas possuem também muitos outros benefícios. Confira:

Melhora o humor, pois tem ação estimulante;

Reduz o colesterol ruim (LDL), pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória;

Protege rins e fígado;

Melhora a aparência da pele, prevenindo o envelhecimento, pois contém carotenoides;

– Tem mais betacaroteno do que a cenoura, o que aumenta a obtenção de vitamina A para combater a osteoporose, prevenir as doenças da visão;

Afasta doenças degenerativas, como o câncer por combater os radicais livres, por ser rico em fito químicos, substâncias que são anticancerígenas.

 

Saiba mais sobre o goji berry

 

A fruta é também chamada de Lycium barbarum. São pequenas e vermelhas quando frescas, mas normalmente encontramos em casas naturais na forma de passas. Ela tem um sabor ligeiramente doce e azedo.

 

Por ser muito usada na China – e não é porque o goji berry emagrece, mas sim porque possui propriedades medicinais -, acredita-se que quem come estas frutinhas pode viver mais. Se é verdade ou não, é impossível comprovar, mas a longevidade dos chineses sempre foi muito característica.

 

O goji berry tem betacaroteno, vitamina C, ferro e proteínas. Além disso, sua composição inclui 18 aminoácidos, 21 minerais, como cálcio, fósforo, selênio, zinco e cobre. As vitaminas B1, B2 e B6 em níveis elevados também estão presentes na fórmula do goji berry.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!