Cabelos

Saiba mais sobre os benefícios da Vitamina A para o cabelo

Por Redação Doutíssima 28/05/2014

Muitas pessoas sofrem com cabelos ressecados ou com uma longa demora para vê-lo crescer, mas nem imaginam que isto pode ser reflexo direto da carência de uma vitamina. Os benefícios da vitamina A para o cabelo aparecem no seu crescimento e na qualidade deste.

Estima-se que o cabelo cresce, em média, um centímetro por mês. É possível utilizar a vitamina A para o cabelo crescer mais rápido. Para tanto, ela pode ser consumida em sua forma alimentícia e também em forma de ampolas ou quando a vitamina faz parte da composição de em xampus e condicionadores.

Vitamina A pode ser consumida diariamente com um suco de laranja com cenoura. Foto: Shutterstock

Vitamina A pode ser consumida diariamente com um suco de laranja com cenoura. Foto: Shutterstock

Vitamina A para o cabelo crescer

Uma boa forma de usar a vitamina A para o cabelo crescer em maior velocidade e de forma saudável é tomar diariamente um copo de suco de laranja com cenoura. Isto porque a bebida é rica em betacaroteno, que será convertido em vitamina A – responsável pela produção de tecidos, cabelos e unhas. O suco de alface também traz os mesmos benefícios para o sistema capilar, assim como a limonada.

Cabelo ressecado ou com caspa, além de fios com crescimento lento e de baixa resistência, podem ser sinais de que o seu organismo não está recebendo a vitamina A de forma adequada.

Para contornar este problema, é indicado reforçar o consumo de alimentos ricos em vitamina A no seu dia a dia. A presença deste nutriente tem ligação direta com a boa visão, com o fortalecimento do sistema imunológico e da defesa antioxidante, assim como com a manutenção do bom estado dos cabelos e com seu crescimento mais rápido e saudável.

Quem deseja acelerar o processo de crescimento, pode utilizar a vitamina A para o cabelo aliando o consumo de alimentos ricos nela com outros que são fonte de proteínas, como ovo, peixes e carnes brancas ou vermelhas. Além disto, pode adotar algumas medidas caseiras de grande eficácia como, por exemplo, massagear o couro cabelo durante o banho e lavar corretamente o cabelo, removendo completamente o xampu e o condicionador.

Também é importante deixar o couro cabeludo respirar. Por essa razão, evite fazer uso de bonés, chapéus ou prender o cabelo. Dormir com os cabelos molhados ou prendê-los quando estão úmidos prejudica o crescimento de novos fios e potencializa a sua queda. Parar de fumar e fazer uma dieta desintoxicante, para eliminar todas as impurezas do organismo, ajuda a melhorar o crescimento do cabelo e o funcionamento de cada célula do corpo.

Mais sobre a vitamina A

Além dos benefícios da vitamina A para o cabelo, há vantagens observadas em todo o organismo, ainda mais que o nosso corpo, por si só, não consegue produzi-la. Contudo, como pode ser armazenada pelo organismo, não precisa ser consumida diariamente em grande quantidade.

Dividida em duas categorias, a vitamina A pode ser de origem animal ou vegetal. No primeiro grupo, é denominada vitamina A pré-formada e pode ser encontrada em alimentos como fígado, leite e derivados, ovo (gema) e peixe.

Já quando de origem vegetal, designada carotenoide de provitamina A, ela está presente no azeite de dendê, nas frutas, nos vegetais amarelos e laranjas (como batata doce, abóbora e cenoura) e nas folhas verde escuras (como alfafa, couve, brócolis e espinafre).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

 Como dar mais volume aos cabelos finos

4 Dicas para reduzir o volume dos cabelos

Como aumentar o volume dos cabelos

Dicas para uma hidratação saudável dos cabelos

9 Dicas para proteger os cabelos contra os danos do verão

Por que os cabelos caem

Como evitar cabelos danificados no verão

Queda de cabelo pode ser relacionado a problema de saúde

11 vitaminas naturais para os cabelos crescerem saudáveis

Como cachear os cabelos em casa

Atrizes de Amor à Vida revelam os cuidados com os cabelos, veja!

Cabeleireiros revelam seus segredos contra cabelos ressecados

Conheça os segredos dos cabelos da Cléo Pires

3 Hidratações ideais para cabelos crespos e secos

7 Péssimos hábitos que deixam seus cabelos mais finos