Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios da umeboshi, segredo oriental da longevidade

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

O nome é estranho: umeboshi. Já ouviu falar? É uma fruta desidratada que se consome em algumas partes da Ásia como um elixir da longevidade.

Conheça a umeboshi

A umeboshi é uma espécie de conserva da ameixa umê, fruto do umezeiro, o qual possui o nome científico de Prunus mume. A fruta é conservada no sal com folhas de shissô e assim é desidratada. Por isso, recebe a terminação boshi, que quer dizer seca.

umeboshi

A umeboshi é uma fruta desidratada muito usada na Ásia contra o envelhecimento. Foto: Shutterstock

Uma velha crença oriental diz que comer uma umeboshi por dia é o segredo da longevidade. Além disso, a fruta pode ser uma grande aliada na perda de peso, já que uma unidade de 11 gramas tem menos de 7 calorias.

Por que adotar esse alimento

Uma dieta rica em alimentos ácidos, com açúcares refinados e carne vermelha, pode trazer vários sintomas ruins, como fadiga, desequilíbrios digestivos, desequilíbrios emocionais e ansiedade. Além disso, uma dieta excessivamente ácida pode causar inflamações, que é a porta de entrada para muitas outras doenças.

Felizmente, com algumas mudanças na dieta, é possível criar um equilíbrio nesta acidez e uma forma de combater é incluir alimentos com efeitos sobre o sangue, urina, saliva, como a umeboshi.  Ela tem sido usada ​​há séculos na Ásia, especificamente Japão, China e Coréia. É um alcalinizante incrível que oferece muitos outros benefícios à saúde.

5 benefícios da umeboshi para a saúde

Fornece energia

Incorpore esta fruta nutritiva em suas refeições e você pode melhorar os seus níveis de energia. Uma ótima alternativa se você faz exercícios físicos que precisam de um maior desempenho. A umeboshi pode ser consumida de diversas maneiras, você também pode consumi-la como um aperitivo, o que é altamente recomendado para mulheres grávidas. Isso ajudará a eliminar a fadiga e os enjoos matinais associados à gravidez.

Previne o envelhecimento

Você sabia que a saliva contém um hormônio antienvelhecimento? O sabor amargo da umeboshi pode ajudar na liberação destes hormônios antienvelhecimento e, assim, manter a sua pele livre de manchas desagradáveis, acne e as temidas ruguinhas e marcas de expressão. Portanto, se você quer ter uma pele bonita e saudável, procure hoje mesmo essa fruta desidratada.

Purifica o sangue

A ingestão excessiva de alimentos que se tornam ácidos no nosso organismo pode levar a uma condição conhecida como acidose. Com o consumo da umeboshi, por outro lado, que é um alimento alcalino, pode ajudar a descarregar as toxinas e limpar o sangue. Ao manter o seu metabolismo ativo e sua limpeza de sangue, o corpo torna-se revitalizado.

Auxilia na digestão

Você pode adicionar a umeboshi ao seu arroz ou em molhos, como um tempero. Isso pode te ajudar a reduzir alguns transtornos digestivos, como constipação, refluxo ácido e evacuações irregulares. Além disso, essa ameixa é muito utilizada como um acompanhamento em vários tipos de refeições nos países orientais.

Melhora a ressaca

Para aqueles dias que você exagerou no consumo de álcool e já sabe que a ressaca será grande, a umeboshi pode ser a solução. Isso porque quando consumida após o consumo de álcool, pode prevenir ou tratar a ressaca. Já que a fruta ajuda a eliminar as toxinas do corpo, e naturalmente impulsionar a saúde.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!